Como todos estão cansados de saber, emagrecer significa mudar hábitos. Não é, portanto, uma questão de simplesmente ficar um período sem comer alguns alimentos ou, pior, fechar a boca. Em outras palavras, para que o corpo afine e você mantenha o peso ideal é necessário ter algumas atitudes na vida que vão além de evitar açúcar e gordura, por exemplo. Algumas dessas atitudes são bem simples. Relaciono aqui hábitos fáceis de serem incorporados no dia a dia que podem fazer toda a diferente a seu favor na hora de enfrentar a balança:
1. Coma bastante alimentos ricos em proteína no café da manhã (iogurte e queijos magros, por exemplo). Um estudo da Universidade de Purdue (EUA), cujo resultado foi confirmado por vários outros, mostrou que pessoas que tomam cafés da manha proteicos tem mais saciedade ao longo do dia.
2. Coloque pimenta em suas refeições. A capsaicina, presente na vermelha, tem efeito termogênico, prolongando a queima de gordura após a refeição. Se você não gosta de pimenta, talvez seja o caso de consumi-la através de suplementos manipulados. Converse com o seu médico a respeito.
3. Certifique-se que o seu quarto está completamente escuro e silencioso antes de dormir. Quaisquer barulhos e luz podem alterar seu ciclo de sono e vigília. Os estudos mostram que quando dormimos pouco ou temos um sono de baixa qualidade há aumento de um hormônio produzido no intestino, chamado grelina, que abre mais o apetite. Além disso, há a diminuição de outro hormônio, a leptina, produzido nas células gordurosas, que acelera o metabolismo.
4. Faça musculação. Treinos de força podem aumentar o gasto metabólico por até 39 horas após o exercício. Funcionam da seguinte maneira: você quebra fibras musculares durante a malhação e seu corpo gasta energia depois para reparar e reforçar as mesmas.
5. Inclua avestruz em sua dieta. Esse tipo de carne tem mais proteína e menos gordura do que as demais. Um filé pequeno (85g) de avestruz, tem 126 calorias, 27% de proteína e somente 3 gramas de gordura.
6. Acorde cedo. Um estudo da Universidade Northwestern (EUA) comparou os hábitos alimentares de pessoas que levantam antes e depois das 8 horas. Em média, aquelas que acordam tarde comem cerca de 200 kcal a mais no jantar e outras 375 kcal depois das 20 horas, comparadas às que levantam cedo.
7. Não siga dietas rígidas. Segundo estudo do psicólogo alemão Adrian Meule, publicado no periódico cientifico americano Appetite, pessoas xiitas à mesa tem severas crises de compulsão quando saem da dieta, comendo muito mais do que comeriam em situações normais.
8. Escreva um diário alimentar. Pessoas que anotam o que comem e as respectivas calorias controlam melhor o que colocam à mesa, evitando deslizes.
9. Prefira treinos intervalados ou HIIT (High Intensity Interval Training). Quando há alternância da frequência cardíaca, variando a intensidade do exercício, a queima de gordura é maior. No mais famoso estudo sobre treinamento intervalado, o pesquisador canadense Trembley comparou dois grupos no processo de perda de gordura. Um deles fez 60 minutos de exercícios cardiovasculares moderados, cinco vezes na semana. O outro praticou 30 minutos de HIIT, três vezes. O grupo que optou pelo treinamento intervalado eliminou mais gordura, mesmo tendo ficado menos tempo na academia.
Grilled-Chicken-Caesar-Salad10. Monte o seu prato com inteligência. Assim: metade dele deve ser preenchido com legumes, 1⁄4 com proteína magra (filé de frango, por exemplo) e 1⁄4 com carboidrato integral (arroz ou macarrão integral)