Natal Luz de Uberlândia movimenta a economia local
Fomentar o turismo em Uberlândia, movimentando o comércio, a rede hoteleira e de alimentação, e resgatar o espírito natalino nas pessoas, incentivando a generosidade e a cultura de paz. Esses são os objetivos do Natal Luz de Uberlândia, cuja segunda edição teve início em 28 de novembro deste ano.
O projeto – realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Governo, e com o apoio de secretarias parceiras, organizações não governamentais (ONGs), empresas e voluntários – ajuda a melhorar as vendas do comércio nesta época do ano. Em 2013, de acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Uberlândia, houve um incremento nas vendas de fim de ano devido à movimentação no centro comercial de 3% em comparação com o mesmo período de 2012. Neste ano, a expectativa é que o comércio fature 8% a mais. “Esperamos que com a realização do projeto Natal Luz esse percentual aumente ainda mais, uma vez que a decoração natalina tem o poder de aquecer o comércio e fomentar o turismo regional de compras”, disse o presidente da CDL de Uberlândia, Celso Vilela.
Em sua segunda edição e dentro do critério de reforçar a economia local, o Natal Luz Uberlândia ganhou novas proporções. Foram contratados cerca de 2000 artistas e produtores da cidade, totalizando 50 empresas de pequeno, médio e grande porte, o que vai proporcionar a geração de mais de mil empregos indiretos. Ao todo, 12 toneladas de equipamentos de iluminação e três milhões de minilâmpadas de LED estão sendo utilizados para decorar praças, avenidas e prédios públicos, número três vezes superior a 2013. A empresa responsável pela decoração teve como compromisso realizar a compra dos materiais e as contratações de funcionários em Uberlândia. Para a instalação das luzes, 22 funcionários moradores de Uberlândia foram contratados.
“A iluminação e demais decorações em espaços públicos da cidade trazem a população para as ruas, e consequentemente despertam o desejo de consumo. Por isso, os empresários locais aprovam esse projeto, já que veem nele a contrapartida esperada da iniciativa pública como forma de incentivar o consumo. Assim, todos podem vender mais e manter e às vezes até ampliar os postos de trabalho”, disse Celso Vilela.
Em todo o projeto foram investidos cerca de R$ 1,15 milhão, sendo metade do orçamento municipal, R$ 500 mil da iniciativa privada, que entrou como parceira por meio de convite de credenciamento, e mais aproximadamente R$ 150 mil do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), com a decoração do prédio próprio.
Em 2013, o investimento foi de R$ 605 mil, sendo R$ 300 mil de emenda parlamentar que Gilmar Machado havia feito quando deputado federal para a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que doou a verba para o projeto. O restante do recurso veio do município e da iniciativa privada, convidada a participar em forma de parceria.
Cultura e Arte
O Natal Luz não só aquece as vendas no comércio, mas leva ainda cultura e arte para os bairros, movimentando o turismo local com visitas de moradores dos municípios vizinhos e incentivando a cultura com a contratação de artistas da cidade. No ano passado foram dezenas de apresentações em praças públicas e flash mobs durante os quase dois meses de projeto.
Neste ano, a abertura foi feita com show de Zizi Possi, na praça Tubal Vilela, no último dia 28, e estão programadas mais de 20 apresentações culturais, flash mobs e o espetáculo “Iluminare”, que acontecerá na lagoa do Parque do Sabiá e é inspirado no “Nativitatten”, espetáculo realizado na cidade de Gramado (SC) há 29 anos. Esse espetáculo será realizado por meio da Lei Rouanet, sem nenhum impacto direto no orçamento. O Grupo Martins, através da Rede Smart e E-Fácil, é parceiro no espetáculo, e irá se beneficiar da renúncia fiscal de 100% do valor investido no patrocínio do projeto.
O show Iluminare acontece nos dias 20 e 21 de dezembro, às 21h. A lagoa do Parque do Sabiá se transformará num palco de espetáculos teatrais, musicais e de danças. Shows pirotécnicos e jogos de luzes irão compor toda encenação, que foi produzida e está sendo desenvolvida por artistas locais.
A praça Tubal Vilela, no coração de Uberlândia, além de uma decoração que inclui a árvore de Natal de mais de 20 metros, chuva de luzes nas árvores e estrelas duplas de quase 2 metros de altura, recebe este ano o projeto Música na Árvore, com diversas apresentações culturais.
Na praça Sérgio Pacheco, a Casa do Papai Noel se transformou em Vila Encantada do Papai Noel, com casas cenográficas para abrigar os personagens infantis.
Nas ruas de Uberlândia, o flash mob (aglomeração de pessoas para uma ação inusitada) que encantou a todos no primeiro ano volta com inovações nas 20 apresentações que acontecem em diversos pontos da cidade e a qualquer momento.
O “Cultura na Praça” levará em dezembro cultura e entretenimento para os bairros periféricos de Uberlândia: Shopping Park, Canaã, Maravilha e Dom Almir. O mês estará repleto de apresentações culturais, ações educativas, pipoca e algodão doce para as crianças num clima de muita diversão.