Semana de moda mineira supera expectativas de empresários do setor e tem balanço positivo
A 19ª edição do Minas Trend, que promoveu, de 4 a 7 de outubro, os lançamentos da indústria de moda nacional para a temporada outono/inverno 2017, no Expominas, em Belo Horizonte, reacendeu o otimismo na moda. Segundo os expositores do Salão de Negócios, a edição do evento foi marcada pelo novo fôlego dos compradores, que fecharam um número de pedidos acima da média normal para a estação fria. O comportamento acena para uma perspectiva de reação do varejo, indicando uma elevação do nível de confiança do mercado. O aumento do mix de produtos ofertados nos estandes das marcas mineiras e a aposta em novidades contribuíram para gerar interesse no público.
O investimento em itens inéditos é sinônimo de sucesso na marca Ellizabeth Marques, que lançou a linha Bridal durante o evento. Os modelos da coleção cápsula despertaram a atenção de compradores, que adquiriram a linha completa, alegando que as novas peças servirão como complemento para outros produtos dentro das lojas. “Aumentamos os nossos negócios em 50% em função da venda da linha de vestidos de noiva. Lojistas que jamais pensaram em vender para noivas compraram a ideia e fecharam pedido para toda a coleção, como é o caso da Lívia Aragão, de Juiz de Fora”, revela Lucas Tavares, diretor de Marketing da Ellizabeth Marques.
A aposta em um nicho novo de mercado foi o caminho escolhido pelo grupo Tutta, das sócias Shirley e Shirlene Campos, que conquistaram 21 novos clientes em várias cidades, como Recife, Natal, Vitória, Curitiba e Rio Branco somente no primeiro dia do evento. A linha Chocker, apresentada em primeira mão durante o Minas Trend, teve bastante aceitação ao mostrar foco na alfaiataria e apelo vintage e lúdico. “O lançamento da nova etiqueta foi uma boa surpresa para o comprador, que veio ao estande procurando moda festa e acabou levando peças da Chocker de forma a complementar sua cartela de produtos”, acrescenta Shirlene.
Na Primeira Etapa, que tem 32 anos de mercado, a proposta de inserção de modelos casuais para complementar a linha festa da marca capitaneou novos compradores. “O investimento na linha casual contribuiu para aumentar o mix de produtos, com peças moderninhas, e também funcionou para chamar a atenção de lojistas que não conheciam a nossa marca”, destacou a diretora Comercial da Primeira Etapa, Paloma Tavares.
Com excelente atuação no salão de negócios do Minas Trend, a grife Cajo, que existe há apenas três anos e participa pela segunda vez do evento, contabilizou 200% de crescimento nos pedidos para o inverno 2017. A roupa versátil cativou os compradores e o resultado é que todos os modelos da temporada geraram pedidos. “As vendas foram excelentes, uma vez que expandimos nossos negócios para Manaus, Fortaleza e até Sul do Brasil, mercado que é considerado menina dos olhos das marcas mineiras”, comemora a diretora Criativa da Cajo, Carol Caetano.