Os benefícios do consumo regular e moderado de café são constantemente comprovados através de estudos realizados no mundo inteiro. Que tal começar o ano com sete motivos para manter a bebida no seu dia-a-dia?
- Quem toma café pode viver por mais tempo.
Segundo estudos, homens que informaram beber duas xícaras de café por dia eram 10% menos propensos a morrer jovens do que aqueles que não bebiam café, enquanto as mulheres que beberam a mesma quantidade eram 13% menos propensas a morrerem jovens.
- Os que consomem café têm menor probabilidade de desenvolver diabetes.
Mais de 15 estudos publicados relacionaram o consumo de café com a prevenção da diabetes tipo 2. Nesses estudos, descobriu-se que as pessoas que bebiam seis a sete xícaras de café por dia tinham 35% a menos de probabilidades de apresentar diabetes tipo 2 do que aquelas que bebiam menos de duas xícaras por dia.
Porém, vale o alerta: a maioria dos estudos também indica que consumir muito café diariamente pode ser prejudicial. Moderação sempre.
- O café pode combater ao câncer.
Pessoas que consomem café regularmente e moderadamente são menos suscetíveis a apresentar certos tipos de câncer. Não há uma relação de causa e efeito, mas o consumo de café foi relacionado com a menor incidência de cânceres como o de próstata, oral e de mama.
- Tomar café ajuda a diminuir o risco de sofrer mal de Parkinson.
Além de ajudar a diminuir os sintomas de doenças, o café também pode diminuir a probabilidade de desenvolvê-las. Em 1968 estudos demonstravam uma associação entre a diminuição dos fatores de risco da doença de Parkinson e o consumo de café.
5 – O café pode prevenir o desenvolvimento de anemia e Alzheimer.
Sabemos que o café aguça nossas mentes a curto prazo. Mas você sabia que ele exerce efeito similar a longo prazo? Pois é, ele pode inclusive prevenir o desenvolvimento de demência, doença que afeta 36 milhões de pessoas em todo o mundo.
6 – O café pode combater doenças cardíacas e o acidente cerebrovascular.
O café tem sido relacionado ao menor risco de transtornos do ritmo cardíaco, que causa ataques cardíacos e derrames cerebrais, assim como acidentes cerebrovasculares em mulheres.
Em um estudo, os membros de um plano de saúde que relataram beber de uma a três xícara de café por dia tiveram 20% menos de probabilidades de serem hospitalizados por ritmos cardíacos anormais ou arritmias do que os que não consumiam café.
7 – O café é rico em antioxidantes.
Os investigadores sabem que o consumo de café conduz a um aumento dos antioxidantes no corpo. Quando os antioxidantes estão presentes na corrente sanguínea, tendem a fortalecer o sistema imunológico e combater as doenças.
Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Café (http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=59&infoid=6047)