CHAMEM OS ÍNDIOS QUE ELES RESOLVEM O PROBLEMA DA RONDON PACHECO Luis XIV em
Já havia a idéia de trazer a água do Sena para Versailles.
Mas além do problema da distância entre o rio e o palácio, havia o problema que a água deveria subir um aclive de 150 metros.
Desde 1670, Colbert foi contrário a vários projetos, incluindo o de Jacques de Manse, tanto por razões de viabilidade e custo.
Mas Arnold de Ville, um jovem e ambicioso, que já havia construído uma bomba em Saint-Maur, foi capaz de apresentar ao rei seu plano para bombear água do Sena.
O rei então concordou na construção de uma máquina no rio Sena para abastecer os jardins de Versalhes e também o castelo de Marly.
Para projetar e construir esta máquina, Arnold de Ville, que não tinha capacidade técnica, chamou então o mecânico e mestre-carpinteiro Rennequin Sualem e seu irmão Paulus.
Eles já haviam trabalhado juntos em uma bomba no castelo de Modave, Rennequin Sualem também foi o criador da bomba do castelo de Val.
Os irmãos Sualem vieram de uma família de mestres-carpinteiros de minas.
“La Machine de Marly” em 1723.
A construção mobilizou 1800 trabalhadores, exigiu mais do que 100.000 toneladas de madeira, 17.000 toneladas de ferro e 800 toneladas de chumbo e ferro fundidos.
A madeira utilizada para construir a plataforma e as rodas da máquina vieram das florestas ao redor, o derretimento das tubulações foi feito na Normandia.
Muitos valões trabalharam no local.
Eles tinham um conhecimento adquirido de obras hidráulicas em minas.
O projeto começou em junho 1681 pela canalização do rio Sena.
A máquina começou a ser construída no final de 1681.
Em 14 de junho de 1682, uma demonstração bem sucedida foi realizada perante o rei.
A construção durou 7 anos, outras fontes apontam 6 anos, e foi inaugurada na presença do rei, em junho de 1684.
Foi considerada uma das maravilhas do mundo na época, e pode ter sido o maior sistema integrado das máquinas já montado até essa data.
O custo foi de 3.859.583 de livres (cerca de 800 milhões de francos), outras fontes apontam que o custo total da construção foi de 5,5 milhões de livres.
Esse valor incluiu a construção da máquina, edifícios, aquedutos e reservatórios, fornecimento de materiais, os salários dos trabalhadores e artesãos.
Rennequin Sualem foi o mais bem pago, com 1.800 livres por ano.
Desde 1685, o uso da máquina foi quase totalmente confinada aos jardins do castelo de Marly.
O engenheiro chefe do projeto foi de Arnold de Ville.
Luís XIV tinha um pequeno palácio construído em 1684 para Ville como uma recompensa por seu trabalho, e, certamente, para facilitar as chamadas de serviço para a máquina extremamente complexa.
Consta também que Arnold de Ville ganhou um bom montante de dinheiro pelo sucesso desta máquina e aproveitou a oportunidade para subir na aristocracia.
Estamos em 2022: depois de 338 anos não existe um engenheiro, uma equipe técnica capaz de resolver este problema da Rondon Pacheco ?
ABSURDO