Quem já foi à Nova Iorque provavelmente deve ter ouvido falar ou passado em frente do Eataly – um lugar mágico para quem gosta de bons produtos e principalmente de comer bem. A empresa, cujo lema é “a vida é muito curta para não comer e beber bem”, não deixa de ser uma experiência de compra um tanto quanto diferente. O primeiro Eataly foi fundado em 2007, pelos empresários italianos Oscar Farinetti e Luca Baffigo Filangieri, em Turim, na Itália, e atualmente já são mais de 22 lojas espalhadas pelo mundo com faturamento na cifra de US$300 milhões ao ano. Depois do rápido sucesso, tornou-se referência no conceito de lojas e restaurantes gourmet no mundo. No Brasil, é fruto de uma parceria com o grupo de supermercados Saint Marché. A primeira unidade a ser aberta na América Latina será em novembro deste ano, na Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo. O projeto de 4 mil metros quadrados já está em reforma e deve incluir lojas, restaurantes, cervejaria e um café. A ideia do Eataly é dissociar a imagem obrigatória das compras do dia-a-dia e transformá-las em um programa agradável e prazeroso.
Fachada da filial Nova Iorquina
Em 2014, além da loja paulistana, o grupo ainda planeja a abertura de novas lojas em Verona (Itália), Boston (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Moscou (Rússia). Eataly da Quinta Avenida, principal fonte de inspiração para a filial paulistana.