Com o objetivo de mostrar à população quais são as dificuldades enfrentadas diariamente pelos cadeirantes, em Araguari, e chamar a atenção das autoridades, um grupo de alunos do projeto InterAção, criado pelo Instituo Nelson Merola, desenvolveu o vídeo ‘Sentindo na Pele’.
O pequeno documentário, divulgado via internet, mostra um jovem cadeirante tentando andar de ônibus na cidade. Ele enfrenta o desafio do mau funcionamento dos equipamentos existentes nos veículos e muita espera no ponto de ônibus. A produção mostra, em detalhes, como foi este desafio para entrar e depois para sair do ônibus. Outra abordagem apresentada no vídeo é relacionada à dificuldade de se transitar nas calçadas e a falta de acessibilidade em locais públicos. As imagens mostram locais em que não é possível ter o livre acesso com a cadeira de rodas. Além destas situações, também são apresentados depoimentos de cadeirantes que falam sobre suas dificuldades, e a grave denúncia de que muitos deles estão se trancando em casa, deixando de viver sua vida social.
No fim da produção, os alunos pedem às autoridades competentes que providenciem a melhoria no transporte público, acessibilidade aos lugares públicos, fiscalização das calçadas e dos demais estabelecimentos. Eles também convidam o Prefeito e demais autoridades para um passeio de cadeira de rodas pela cidade, para que possam sentir na pele como é a vida das pessoas que utilizam cadeiras de rodas em Araguari.
Assista ao vídeo no blog do Instituto Nelson Merola –
Projeto Interação: O Projeto InterAção foi o primeiro a ser desenvolvido pelo Instituto Nelson Merola, em Araguari, desde janeiro de 2012. Em uma parceria com a Maqnelson e a John Deere é oferecido aos alunos o curso ‘Aprendizagem Industrial em Mecânica de Manutenção de Máquinas Agrícolas’, ministrado pelo Senai de Araguari. O projeto conta também com a Oscip Grupo Faz de Conta que trabalha com os alunos questões relacionadas à educação ambiental, de valores humanos, ética e cidadania.
Instituto Nelson Merola: É uma instituição sem fins lucrativos, criada em 2010 pelo Grupo Maqnelson e que leva o nome de seu fundador. O Instituto desenvolve ações de natureza socioambiental, cultural e educacional com objetivo principal de mediar e estabelecer parcerias entre a Maqnelson e outras personalidades jurídicas, físicas ou associações. Por meio destas parcerias são realizados projetos sócio-educacionais oferecidos à crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Sua ‘Missão’ é oferecer recursos que possibilitem ao individuo aprender e vivenciar conhecimentos que modifiquem positivamente sua vida e sua relação com o outro e com o ambiente onde vivemos. Assim a expectativa é contribuir para transformação de pessoas através do conhecimento, desenvolvimento humano e respeito ao meio ambiente, tendo como valores fundamentais a compaixão, honestidade, perseverança, humildade.