Em 2013 o dicionário Oxford elegeu selfie como a palavra do ano, pois o uso do termo teria aumentado em 17.000% desde o ano anterior. Considerando esses números, chega a ser trivial esclarecer que o termo é uma abreviação para self-portrait, ou seja, presença marcante na história da arte. Este fenômeno está ligado ao desenvolvimento e à democratização da tecnologia de produção de imagens, que desafiam e geram novas possibilidades para a arte. Numerosas imagens postadas diariamente delineiam um olhar sobre a autorrepresentação e, em campo oposto, propõem aos artistas uma reflexão sobre o autorretrato em um mundo permeado pelo design e pela produção de imagens comerciais.
Os autorretratos desta exposição foram apelidados de “altos retratos” pois tiveram seu sentido ampliado para a relação do artista com o mundo. Sem recorte técnico, a mostra pretende mesclar e dar visibilidade a parte da produção das Artes Plásticas de Uberlândia(MG). Quinze artistas de faixas etárias diferentes e concepções estéticas variadas foram convidados a traçar um panorama diversificado da produção artística local.
Mostra Altos Retratos
Adélia Lima, Cláudio Vilhena, Débora de Faria, Dequete, Hélvio Lima, Joab Romed, Jorge Paul, Lilian Tibery, Muzai, Nika Fadul, Rafael Naufel, Roze Kazan, Sandra Pacheco, Túlio Marquez, Vera Prado
De 25 de julho a 14 de agosto de 2014
De segunda a sexta das 10h às 18h
Sábados das 10h às 13h
Rua da Carioca, 1581-A – Morada da Colina
Fone: 34 3214-9082
http://paginacultural.com.br/artes/coletiva-altos-retratos/#sthash.mQa4giiM.dpuf