A importância da língua inglesa e o uso correto

Apesar de o universo corporativo ter adotado o inglês como idioma oficial, muitos funcionários ainda passam por sufoco quando precisam falar inglês em reuniões ou com executivos e colegas de outros países.alo154
Uma pesquisa realizada pela empresa Catho mostra que apenas 3,4% dos candidatos a vagas conseguem se comunicar fluentemente em assuntos variados no idioma. Para o diretor superintendente da Fundação Fisk, Elvio Peralta, tanto os profissionais no início de sua carreira quanto os mais experientes necessitam de um bom conhecimento da língua inglesa, tanto oral quanto escrito, para obter uma progressão no âmbito profissional.
Veja abaixo sete dicas para os executivos evitarem gafes em inglês no ambiente corporativo:
1 – Mantenha-se em constante convívio com a língua
Ler livros da sua área de atuação e literários em voz alta, assistir filmes, comunicar-se com estrangeiros por telefone ou e-mail e ouvir músicas em inglês são ótimas maneiras de praticar o idioma, acostumar os ouvidos aos novos sons e enriquecer o vocabulário.
2- Não faça tradução e expressões
Evite fazer traduções de expressões do português para o inglês, e vice-versa, pois o uso dos chamados falsos cognatos – palavras aparentemente semelhantes, porém diferentes no significado – podem levar o executivo a situações embaraçosas.
3 – Cuidado com a formulação de perguntas no passado
Fique atento ao formular perguntas no passado. “Somente use verbos no passado quando necessário”, recomenda Peralta. Por exemplo: ao utilizar o “did”, os demais verbos da pergunta devem ser mantidos em sua forma original, como na seguinte frase: “Did you see that?”.logoagabe1
4 – Cuidado com palavras no plural
É importante conhecer o plural das palavras e tomar cuidado com as que seguem o mesmo formato, tanto para o singular quanto para o plural. Por exemplo: “news” (notícia / notícias), “luggage” (bagagem / bagagens) e “information” (informação / informações).
5 – Se familiarizar com termos e jargões utilizados no mercado internacional
Conheça termos como: “bottom line” (lucro ou déficit de uma empresa), “turnover” (rotatividade de funcionários dentro de uma empresa, ou quantidade de negócios efetuados dentro de um período de tempo), “overhead” (despesas operacionais), “cover letter” (carta de apresentação), entre outras expressões da sua área.
6 – Use corretamente as palavras “résumé” e “summary”
Cuidado para não confundir as palavras “résumé” (currículo), e “summary”(resumo).
7 – Treine a pronúncia
É importante que o profissional escute sua própria pronúncia e compare com a original, afim de que se aproxime o máximo possível de um falante nativo.alo100

Publicidade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.