Cineclube Cultura faz homenagem a Woody Allen

Woody Allen será homenageado por sua contribuição ao cinema durante todo o mês de agosto. A Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Cultura, promove mais uma edição do projeto Cineclube Cultura com exibição dos melhores filmes do cineasta, roteirista, escritor e ator americano. Nova Iorque é o cenário de praticamente todos os seus filmes. Em seus títulos, Allen desenvolveu a personalidade de um intelectual, neurótico, nebbish, inquieto e inseguro, que ele insiste que é bem diferente de sua personalidade na vida real.audi
A mostra dos filmes é exibida na Sala Roberto Rezende, na Oficina Cultural, que fica na praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho. As sessões acontecem sempre às 20 horas. A entrada é franca.
Dia 02/08/14 – sábado
Paris-Manhattan (Paris-Manhattan, França, 2012)
Direção de Sophie Lellouche
Sinopse: Alice Ovitz (Alice Teglioni) é uma farmacêutica, vinda de uma família judia. Louca para se apaixonar, seu refúgio ao longo de toda sua adolescência foi a paixão que ela sente pelo cineasta Woody Allen e seus filmes. Com pôsteres e fotos de Allen pendurados pelas paredes de seu quarto, Alice tem longas conversas com o diretor. Dez anos se passam, e Alice agora administra a farmácia que foi de seu pai, que se aposentou. Apesar de feliz com sua vida, ela não consegue arrumar um namorado e ainda tem que aturar o fato de ver sua irmã casada com sua antiga paixão. O filme foi uma das sensações do Festival Varilux de cinema francês, em 2012.
Sons de uma cidade que eu amo (Sounds from a town i love,EUA, 2001)
Direção e roteiro: Woody Allen

Sinopse: Pessoas caminham pelas ruas de Nova Iorque falando ao celular. Expressam seus sentimentos, desejos, planos. Sons de uma cidade inquieta e pulsante e que não pode parar. Produzido para “Um concerto para Nova Iorque”, um especial para arrecadar fundos às vítimas do 11 de setembro. Outros curtas-metragens foram dirigidos por Martin Scorsese, Spike Lee, Sidney Lumet, Kevin Smith, entre outros.
Dia 03/08/14 – Domingo
Sonhos de um sedutor (Play it again, Sam, EUA, 1972)
Direção: Herbert Ross
Com Woody Allen, Diane Keaton, Tony Roberts, Jerry Lacy, Susan Anspach.
Sinopse: Um crítico de cinema (Allen) tenta superar sua recente separação ao começar a sair com outras mulheres, sempre tendo a ajuda de um casal de amigos e de seu alter ego, Humphrey Bogart.
Dia 09/08/14 – Sábado
Memórias (Stardust memories, EUA, 1980)
Direção: Woody Allen
Com Woody Allen, Charlotte Rampling, Jessica Harper, Marie-Christine Barrault, Tony Roberts
Sinopse: Um cineasta em crise com o estúdio e fãs, relembra sua vida e seus amores – verdadeiras inspirações para seus filmes – enquanto comparece a um evento em homenagem a sua obra no Stardust Hotel.
Dia 10/08/14 – Domingo
Broadway Danny Rose (Broadway Danny Rose, EUA, 1984)
Direção: Woody Allen

Com Woody Allen, Mia Farrow, Nick Apollo Forte, Sandy Baron, Corbett Monica
Sinopse: Danny Rose é um agente que administra a carreira de artistas incompetentes e apenas um com talento: o cantor Lou Canova. Lou se apresenta apenas com a presença de sua namorada Tina, mas como é casado, Danny é obrigado a ir aos shows de seu artista fingindo ser o acompanhante de Tina, que é ex-namorada de um gângster, que não está satisfeito com a recente separação.
Dia 23/08/14 – Sábado
Um misterioso assassinato em Manhattan (Manhattan Murder Mystery, EUA, 1993)
Direção: Woody Allen

Com Woody Allen, Diane Keaton, Alan Alda, Anjelica Huston, Jerry Adler
Sinopse: Um casal de nova-iorquinos (Allen e Keaton) suspeita da súbita morte de uma vizinha e embarca numa investigação sobre seu marido, um discreto vizinho de atitudes suspeitas em relação à morte da mulher. Homenagem de Woody Allen ao mestre Hitchcock. Voyeurismo, humor negro, suspense, vizinhança, cadáveres, sósias aparecem nesta comédia, revivendo mais uma vez o universo hitchcockiano. Estamos diante de um filme feito não por um imitador, mas por um artista original e personalíssimo.
Dia 24/08/14 – Domingo
Não beba a água (Don´t drink the water, EUA, 1994)
Direção: Woody Allen

Com Woody Allen, Ed Herlihy, Josef Sommer, Robert Stanton, Rosemary Murphy
Durante a Guerra Fria, a família Hollander causa em suas férias um incidente internacional sem precedentes. Para fugir, decidem pedir refúgio à Embaixada Americana que temporariamente está sob comando do incompetente filho do Embaixador, que está em viagem. Adaptação para a Rede de TV americana ABC da primeira peça de teatro lançada pelo jovem Woody na Broadway, por volta de 1966. O título original era Yankee come home (Ianque, venha para casa).

Publicidade

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.