Prefeitura Municipal de Uberlândia

A Prefeitura de Uberlândia inaugurou nesta segunda-feira (25) a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS AD), no bairro Umuarama. É o quarto equipamento de saúde mental que recebe uma nova sede desde janeiro de 2013, ofertando melhores condições de atendimento e acolhimento humanizado aos pacientes.
No local, que fica à rua Teresina 1.487, no bairro Umuarama, os cerca de 450 pacientes do CAPS AD fazem oficinas terapêuticas, grupos de diálogo com a participação dos familiares, tem atendimento psicológico, médico, cuidados de enfermagem, entre outros atendimentos à saúde. “Nós entendemos que as pessoas que passam por aqui precisam do nosso cuidado. Devem ser tratadas com carinho para ter dignidade e apoio. Esse é o nosso objetivo maior: cuidar da nossa gente”, disse Gilmar Machado, prefeito de Uberlândia.
Atendendo pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, o CAPS AD conta com equipe de 52 profissionais para funcionamento 24h. “Além do pensamento nos usuários, temos a visão dos nossos profissionais. Eles precisam ter condições de trabalho e a cada dia batalhamos para garantir esse bem estar à nossa rede: tanto a quem atende, quanto para quem é atendido. Isso da maneira mais humana possível”, disse Almir Fontes, secretário de Saúde.aprefat
A rede
Uberlândia tem cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) distribuídos em todos os setores da cidade. As unidades oferecem cuidados e assistência psicossocial por equipe multiprofissional composta por psicólogos, psiquiatras, assistente social e enfermeiros. Duas das cinco unidades atendem 24 horas: CAPS Oeste e CAPS ADIII. O CAPS Norte, CAPS Leste e CAPSi (especializado para infância e adolescência) atende das 7 às 18 horas.
Organização
O cuidado destes pacientes é elaborado de forma singular e considera as necessidades de cada pessoa atendida, valorizando o protagonismo e a co-responsabilização do usuário e de sua família na construção de seu Projeto Terapêutico Singular.
As Ações em Saúde Mental no município de Uberlândia estão alinhadas às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades nos CAPS são realizadas privilegiando os espaços coletivos de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede municipal de saúde. Além dos CAPS, o Centro de Convivência e Cultura (CCC) contempla atividades intersetoriais abrangendo a saúde, educação, cultura, esportes e lazer.bandeira-udi

Publicidade

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.