O designer americano faleceu ontem à noite aos 82 anos nascido na República Dominicana, ele foi considerado por unanimidade na indústria da moda como um dos maiores estilistas do mundo.
Ele era o mais Hollywood dos designers de moda, com uma lista de clientes, incluindo algumas das mulheres mais famosas do mundo de Jackie Kennedy para Amal Alamuddin Clooney, para quem ele criou um vestido de casamento no mês passado. Com a forma principesca que lhe valeu o título de sultão Suave e um mentor, na forma de Cristobal Balenciaga, que figura no panteão da moda: Oscar de la Renta marquei todas as caixas, durante uma carreira repleta de estrelas que a maioria dos designers pode apenas sonhar.
Nascido no seio de uma família abastada na República Dominicana, em 1932, partiu para o Velho Mundo em 18 anos, para estudar pintura na Espanha. Ele se apaixonou por moda em Madrid, o tipo de alta moda cor que ele iria passar a fazer a sua assinatura. No início de 1960, ele fez seu nome em Elizabeth Arden couture, com o apoio de Diana Vreeland, antes de passar para configurar sua própria gravadora, onde ele definiu um pronto-a-vestir olhar impregnado de romantismo, que correu a gama de vestidos de noite para vestidos de cocktail e daywear. Vestiu-se a maioria dos os EUA primeiras-damas – Nancy Reagan, Hilary Clinton, Laura Bush e, mais recentemente, Michelle Obama todos caracterizados em sua lista de clientes da Casa Branca, ao lado de uma galáxia de estrelas do palco e na tela de todos os tempos dos últimos 50 anos, a partir de Vips no tapete vermelho para jovens talentos emergentes.
“Ninguém na terra pode fazer as mulheres se sentem tão bonito como Oscar de la Renta puder”, declarou Karlie Kloss nos bastidores do designer Primavera / Verão 2015 mostram pronto-a-vestir em Nova York, o que seria sua última coleção, emblemático da olhar do designer; feminino, floral e colorido.
Na Pierre Balmain 1993-2002, Oscar de la Renta também foi o primeiro americano a trabalhar para uma casa de moda de Paris. Seu primeiro grande, Françoise de Langlade, era francês, que trabalhou para a Vogue Paris por vários anos, nomeadamente no que o editor-chefe da Vogue Paris, antes de partir para os Estados Unidos para se casar com o amor de sua vida.
Por Pierre Groppo, traduzido por Kate Matthams-Spencer