A II Semana Internacional de Comunicação fará a discussão do marketing da boa notícia, trazendo a Uberlândia para debater o assunto o diretor do site http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/ , o jornalista Rinaldo de Oliveira. É a produção de jornalismo positivo, que se mostra como mais uma tendência do setor, em todo mundo. A palestra será dia 04 de novembro (terça-feira), nas salas B3 e B4, no Center Convention.
O jornalista idealizou o SóNotíciaBoa para mostrar um jornalismo diferenciado, que exalta o que acontece de bom no Brasil e no mundo: na saúde, economia, tecnologia, ecologia, no cotidiano. “Notícias boas e ruins coexistem. Não se trata de criticar a mídia, que prioriza tragédia, roubos e assassinatos. Nós somos uma alternativa para quem quer ler notícias positivas. A internet permite essa segmentação. Queremos mostrar coisas boas, bons valores, para melhorar o dia das pessoas e criar uma geração mais engajada”, diz Rinaldo de Oliveira. O site, criado há três anos, tem uma média de 350 mil visitantes e 700 mil acessos/mês.
O site se tornou referência em jornalismo positivista e pauta para programas da grande mídia. O SóNotíciaBoa venceu o prêmio Site do Ano 2013, na categoria notícias e informações e concorre à mesma premiação este ano. É o primeiro site brasileiro de notícias com acessibilidade para surdos e cegos parciais.
Painel
Logo em seguida, e em continuidade a este assunto, será realizado um painel sobre como estimular uma pauta positiva para a imprensa, com os expositores de Uberlândia – Marcelo Calfat, jornalista e empresário do setor de assessoria de comunicação, e Paulo Henrique da Silva Souza, gestor da área de comunicação e coordenador dos Cursos de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário do Triângulo (Unitri).
Neste debate, entre os expositores, serão colocados os dois pontos de vista sobre o assunto: o acadêmico, sobre a participação da academia na preparação dos alunos para influenciar numa pauta positiva para mídia e o empresarial, sob a ótica de atuação do mercado e o relacionamento com os veículos de comunicação e clientes. O Painel acontece às 19 horas, na sala B3 e B4.
Saiba mais sobre os debatedores
Rinaldo de Oliveira – É jornalista, repórter, apresentador de TV e diretor do site SóNotíciaBoa.com.br. Tem 51 anos. É paulistano, mas vive em Brasília desde 2004.
Paulo Henrique da Silva Souza – É jornalista, Mestre em Educação, Gestor de Área de Comunicação do Centro Universitário do Triângulo – UNITRI. Professor há 19 anos e coordenador do curso de Jornalismo. Atua no mercado há 23 anos com experiência em TV, veículos impressos e comunicação empresarial.
Marcelo Calfat – É jornalista, repórter da TV Paranaíba – Afiliada Rede Record. Diretor da assessoria de imprensa MC Comunicação, especializada em comunicação empresarial. Assina o blog Garagem do Calfat e é colunista da Revista Cult e do Jornal Gazeta de Uberlândia.