A evolução da comunicação desde a prensa móvel até as redes sociais
Desde a criação da prensa móvel (primeira impressora), em 1440 por Johannes Gutenberg, a informação sintoniza o mundo. A partir da fabricação em massa de bíblias, a leitura e escrita deixou de ser algo limitado às classes detentoras e passou a ser uma possibilidade para todos. Para os historiadores, um dos motivos da vitória do norte contra o sul na Guerra Civil americana (1861-1864) e o fim do sistema escravocrata sulista foi a informação repassada através de jornais impressos, explicando à população o desmantelamento da escravidão e a necessidade em deixar a prática de lado para a obtenção de crescimento político e econômico.
Naquele tempo, o único veículo de comunicação existente além dos livros era o jornal impresso, uma novidade para a época, assim como a Internet e as mídias sociais são uma novidade para a atualidade.
A era da Internet vem provocando uma mudança quase que imensurável na vida das pessoas. A facilidade na aquisição de informações está transformando a sociedade, hoje a população é mais confiante e independente, capaz de formular críticas, reverter situações e chamar a atenção de todo globo terrestre através de um simples “Post”. Hoje em dia as pessoas não hesitam em aventurar-se como jornalista, publicitário, advogado, designer, nutricionista, personal trainner, entre outros. Pessoas famosas se interagem com seus fãs em tempo real e pessoas comuns têm oportunidades que não existiam dez anos atrás. Novas profissões estão surgindo e o vocabulário agora bilíngue, transformado para se adequar ao formato versátil deste veículo de alcance mundial, que entretém e informa ao mesmo tempo.
Neste contexto, a Semana Internacional de Comunicação não poderia deixar de contemplar o tema em sua segunda edição, e traz para Uberlândia Wellington Campos que ganhou notoriedade ao postar no Instagram imagens do personagem Woody, de “Toy Story”, em situações inusitadas e divertidas. No Instagram o seu perfil @camposwell é o mais seguido da rede social no Brasil com 5,4 milhões de seguidores.
Além dele, o evento contará com outros profissionais do segmento como o blogueiro, jornalista e editor Alvaro Leme, que atualmente trabalha no portal R7 da Rede Record; Lelê Siedschlag blogueira do “Te Dou um Dado” e editora de humor do portal R7; Halina Medina, publicitária, apaixonada por cães, CEO e fundadora do maior portal sobre cães do Brasil, o “Tudo Sobre Cachorros”; Victor Barão, jornalista e criador do “Scriptease”, canal de humor com mais de 15 milhões de visualizações; Mari Cunha, publicitária, blogueira e editora do Algodãoazedo.com também conhecida como “Garota Scriptease”; e Tati Ferreira (Acid Girl) blogueira, vlogueira, proprietária do blog e vlog “Acidez Feminina”.