De olho em sediar grandes eventos esportivos, a Prefeitura de Uberlândia esteve representada, esta semana, no “RIO 2016 NOC Open Day”, que é o Dia Aberto aos Comitês Olímpicos para que as delegações possam acompanhar o andamento das obras das estruturas esportivas que serão utilizadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016, no Rio de Janeiro.
Além de mostrar o potencial das cidades, o evento abre a possibilidade de atrair para as respectivas estruturas outros países durante a fase de preparação para os jogos. Uberlândia já firmou uma parceria com os Comitês Olímpico e Paralímpico da Irlanda que irão utilizar as estruturas da cidade para treinamento antes dos Jogos Rio 2016, com pré-temporadas em 2015 e 2016.
Esta semana, estiveram no Rio de Janeiro representantes dos comitês da Áustria, Croácia, Cazaquistão, Egito, Finlândia, República do Iran, Islândia, Luxemburgo, Portugal, Catar, Sérvia, Eslováquia e Emirados Árabes. É a terceira vez que Uberlândia participa do Dia Aberto aos Comitês Olímpicos. O evento foi fechado e limitado a 20 estruturas esportivas que tiveram a oportunidade de se apresentar aos 13 chefes de Comitês Olímpicos.
A coordenadora de Turismo Esportivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tatiana Flores Rodrigues, apresentou as quatro estruturas esportivas de Uberlândia cadastradas no Comitê Organizador RIO 2016. São elas: Complexo Municipal Virgílio Galassi, Universidade Federal de Uberlândia – Campus Educação Física, Praia Clube e Sesi Gravatás. Segundo a coordenadora, a cidade está apta a receber 10 modalidades olímpicas e quatro modalidades paralímpicas em suas estruturas cadastradas. “Nada impede, no entanto, que algum Comitê Olímpico e Paralímpico escolha uma estrutura que não esteja cadastrada no RIO 2016”, conta.