Como decorar mesa de centro
Na hora de escolher uma mesa de centro, é importante pensar na função que ela vai exercer no dia a dia da casa. Será mais decorativa, só para apoiar um café para as visitas? Ou precisa resistir ao movimento das crianças jogando videogame e fazendo lição de casa, e do marido apoiando os pés para assistir ao futebol? Dependendo da função, a mesa de centro pode ser de vidro, madeira, ferro ou mesmo um pufe estofado, que cumpre a dupla função de apoio de pés e mesa. O estilo do móvel vai definir o tipo de objetos para decoração, mas existem alguns que sempre ficam bem. Confira as dicas:
1. Uma bandeja ajuda a organizar os objetos no tampo da mesa, além de ser prática e fácil de retirar para se obter mais espaço. No caso de pufes, ela serve de um apoio firme para os objetos decorativos.
2. Caixas ou cestas de vários tamanhos escondem controles de videogames ou da TV, por exemplo, enquanto decoram.
3. Livros ou revistas com capas bonitas adicionam cor e, empilhados, criam um desnível na mesa, para colocar uma caixa ou algum objeto de destaque.
4. Um objeto decorativo mostra a personalidade ou os hábitos dos donos da casa e pode ser o ponto focal da decoração. Escolha uma peça de coleção, uma escultura etc.
5. Um toque que remeta a natureza: pode ser um vaso de flores, conchas, pedras de rio ou sementes, por exemplo.
6. Velas grandes e baixas ou mesmo um grupo de castiçais iguais decoram e ainda criam um clima gostoso quando acesos.
Não exagere na quantidade de objetos, para que sobre espaço no tampo para apoiar copos, aperitivos ou uma bandeja com chá ou café. Experimente com os vários elementos, mudando de lugar para um lado e para ou outro. Saia da sala e volte para olhar por outro ângulo, até ficar feliz com o resultado. Use sua criatividade. Uma das vantagens da decoração da mesa de centro é que dá para mudar sempre que tiver vontade.