Com o propósito de levar informações e orientar empresários e gestores sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, a FIEMG Regional Vale do Paranaíba realizou nesta quinta-feira (23), das 8h às 12h, mais uma capacitação do Programa Minas Sustentável, com ciclo de palestras: Licenciamento Ambiental, Cadastro Técnico Federal (CTF), Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental, Relatório Anual de Atividades, Documento de Origem Florestal e Guia de Controle Ambiental-Eletrônica. O evento contou com a participação de profissionais do IBAMA e do superintendente da Supram do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba discorrendo sobre os assuntos.
Na oportunidade, o Superintende da Supram do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Rodrigo Angelis Alvarez discutiu sobre regularização ambiental para empresas, a Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF), Licenças – licenças Prévia (LP), de Instalação (LI) e de Operação (LO), além de Outorgas e Documento Autorizativo para Intervenção Ambiental (DAIA).
De acordo com o superintendente, o assunto é complexo e muito importante, pois através da regularização a empresa trabalha com processos definidos e uma série de benefícios que o auxiliará no desenvolvimento do negócio. Os profissionais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) também orientaram em suas palestras sobre a importância de regularizar devidamente a empresa junto ao órgão, apontando as características específicas de cada atividade econômica. Além de instruir quanto o procedimento para atender as fiscalizações ambientais.
Para o diretor do IBAMA, que representou o superintendente regional do órgão, Aloísio Romar, é fundamental que os gestores tenham clareza no assunto, pois o que compete o Cadastro Técnico Federal influenciará diretamente nos resultados da empresa. “O encontro serviu para contadores, empresários, e profissionais que cuidam da área ambiental tratarem as atividades que desenvolvem com o compromisso de seguir as regras do CTF, visto que, com o correto procedimento não haverá penalizações”, orientou Romar. Segundo Pedro Lacerda, presidente da FIEMG Regional Vale do Paranaíba, o evento é de fundamental importância para que o empresário possa realizar seu planejamento e sua regularização ambiental. “Os assuntos tratados nas palestras buscaram informar com clareza e objetividade os pontos essenciais para uma boa gestão ambiental, pois abrangeu as normas de natureza ambiental vigentes em nosso estado e no nosso País,” destacou Lacerda.