Após convite da Confederação Paralímpica da Irlanda à Prefeitura de Uberlândia, uma missão foi formada para participar de uma conferência que vai acontecer nos dias 22 e 23 de novembro em Athlone, na região de Dublin, capital do país. A missão é composta por representantes da Prefeitura, do Praia Clube, do Uberlândia Esporte Clube, do Uberlândia Convention & Visitors Bureau e do Sebrae-MG. Todos os participantes da missão estão diretamente relacionados com o trabalho de inserção de Uberlândia no contexto dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e fazem parte da Comissão Uberlândia no Cenário dos Grandes Eventos Esportivos, instituída no ano passado com o intuito de preparar a cidade para receber delegações esportivas, eventos e competições.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Romes, vai representar o prefeito Gilmar Machado e o Município de Uberlândia. Um espaço na conferência será aberto ao secretário para uma apresentação sobre Uberlândia em contexto geral com foco nas estruturas esportivas do município. Materiais promocionais da cidade serão distribuídos para atletas e técnicos participantes em um stand a ser montado no evento.“É uma missão técnica para mostrar Uberlândia às delegações esportivas da Irlanda e promover nossa cidade. Ao mesmo tempo, poderemos entender mais sobre as estruturas do país e dialogar com setores esportivos e turísticos na busca por maior expertise na operacionalização de nossos complexos e demais estruturas relacionadas a essas áreas”, disse Paulo Romes.
A missão acontece entre os dias 16 e 24 de novembro. Na Irlanda, a missão técnica será recebida pelo embaixador do Brasil em Dublin. Em seguida, fará uma visita ao Conselho Olímpico, quando serão feitas as assinaturas oficiais dos contratos, em que cada entidade é responsável pelos seus acordos. A princípio, o Comitê Olímpico da Irlanda estabeleceu parceria com SESI Gravatás, Praia Clube e Plaza Shopping Hotel. Já o Comitê Paralímpico deve definir os contratos ainda este ano.
Nos demais dias, haverá visitas ao Centro de Convenções de Dublin e ao principal estádio de futebol e rúgbi da capital. A comissão também vai conhecer o Campus Desportivo Nacional onde ficam centros de esporte aquático, atletismo, rúgbi e tênis. Outro ponto importante da viagem é a agenda com o prefeito de Dublin, Tim Sbranti. Na ocasião, será proposto um protocolo de cidades-irmãs para viabilizar o intercâmbio de atletas entre Uberlândia e a capital irlandesa.
Centro de Treinamento
Em 2013, a Prefeitura de Uberlândia assinou termos de cooperação técnica com os comitês Olímpico e Paralímpico da Irlanda, que oficializaram a escolha de Uberlândia como Centro de Treinamento das delegações esportivas irlandesas para os Jogos Rio 2016. E uma das metas dos participantes da missão será a de conhecer pessoalmente os atletas e técnicos que começarão a chegar à cidade de Uberlândia para treinamento a partir do segundo semestre de 2015, e de organizar as estruturas esportivas e turísticas de Uberlândia para melhor recebê-los. Existe ainda a expectativa de se formatar possíveis parcerias que visem o intercâmbio de atletas e de eventos esportivos.