Nesta segunda-feira, dia 10, a Escola Espaço Letrado, recebe os membros do Greenpeace, Bárbara Rubim (Coordenadora da campanha de Clima e Energia) e Ricardo Baitelo (Coordenador de Energias Renováveis), para uma palestra para 100 alunos, de 6 a 14 anos, das 14h às 16h, com o tema “Mudanças climáticas, energia fotovoltaica e ações do Greenpeace para os próximos anos”.
A palestra, que contará ainda com a participação dos especialistas em energia solar, os engenheiros Gustavo Malagoli Buiatti e Vitor Garcia Pacheco, celebra a primeira escola da cidade completamente auto-sustentada por energia fotovoltaica.
INCIATIVA MARCA PIONEIRISMO DA CIDADEEnquanto boa parte do país sofre com a falta de água e o consequente risco de desabastecimento na geração de energia das hidrelétricas, Uberlândia se destaca por investir em fontes alternativas há muito tempo. A cidade é a que tem maior capacidade de geração de energia solar fotovoltaica no Brasil na categoria de microgeração, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Já comum em residências e prédios comerciais na cidade, pela primeira vez uma escola adota esse tipo de energia para abastecer 100% da energia elétrica a ser consumida durante o ano. No Espaço Letrado, escola com 17 anos de atuação no mercado, a nova sede que acaba de ser inaugurada é completamente auto-sustentável.
O sistema adotado é a geração de energia elétrica a partir da luz do sol, ou seja, toda a energia elétrica a ser utilizada durante o ano em termos de “kWh” é oriunda do sol. Isto é possível graças ao sistema de compensação de energia elétrica adotado pelas distribuidoras de energia, que permite consumir e também exportar energia para a rede elétrica em caso de excedente, e posteriormente utilizá-la nos horários em que há ausência do sol. Entre as vantagens apresentadas no projeto para a utilização desse tipo de energia estão:
· Sustentabilidade ambiental e eficiência energética
· Diversificação da matriz energética, possibilitando a redução de emissões de poluentes
· Alta confiabilidade operacional
· Uso do sistema em trabalhos e projetos escolares, envolvendo alunos, professores e funcionários
A opção pelo consumo de energia renovável numa escola é uma demonstração clara de compromisso da instituição com o amanhã. “Ao adotar práticas de sustentabilidade estamos contribuindo para o futuro de nossos jovens. Entendemos que a sustentabilidade está no fazer. Uma mudança numa escola em Minas Gerais gera impacto nos pequenos cidadãos que formarão um grupo comprometido e multiplicador do desenvolvimento sustentável para as próximas gerações”, explica a coordenadora Ana Flávia Garcia.
ENERGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL
Um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro revelou que o potencial de geração de energia elétrica a partir de telhados solares nas áreas urbanas do país equivale a duas hidrelétricas de Itaipu. A Alemanha, por exemplo, tem aproximadamente metade da incidência solar do nosso país e ainda assim a energia solar abastece o equivalente a oito milhões de residências.
Um levantamento realizado pela Secretaria de Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo constatou que o Brasil recebe 2,2 mil horas de radiação (WH/m²-dia). Essa luz seria suficiente para gerar 15 trilhões de megawatts, o que corresponde a 50 mil vezes o consumo nacional de eletricidade.
SOBRE O GREENPEACE
O Greenpeace é uma organização não governamental de ambiente fundada em 1971 com sede em Amsterdã, nos Países Baixos, e com escritórios espalhados em 40 países. Chegou ao Brasil no mesmo ano em que o país abrigou a primeira e mais importante conferência ambiental da História, a Eco-92. A organização ajudou o Brasil a levar mais a sério o debate ambiental, enquanto a realidade do país mostrou à organização que os problemas ambientais e os sociais caminham juntos.
Os desafios do Greenpeace cresceram com o país. Além da forte luta contra o desmatamento na Amazônia, a organização faz campanha pelo investimento em fontes renováveis de energia, como eólica, solar e biomassa para que o Brasil seja uma potência energética de matriz quase 100% limpa.
http://www.alsolenergia.com.br/
SOBRE O ESPAÇO LETRADO
Fundada há quase duas décadas em Uberlândia, o Espaço Letrado oferece turmas do maternal ao nono ano e se destaca pelo trabalho pedagógico que possibilita o crescimento da criança e adolescente em todos os aspectos.
Além do espaço formal de aprendizagem, oferece aquisição dos conhecimentos por meio de experiências vivenciais, aliando teoria e prática, investindo na saúde, no respeito ao outro, na integração escola-famíla, arte e cultura, além da percepção da interferência do homem na construção do espaço e cuidado com o meio ambiente.
O espaço físico inaugurado em outubro de 2014 conta com 1.300 m² de área construída e oferece salas de aulas amplas e arejadas, aulas de arte cênica, artes plásticas, biblioteca, laboratório de robótica, quadra poliesportiva (próxima obra), horta, além de amplo playground.
http://www.espacoletrado.com.br/
Facebook:https://www.facebook.com/pages/Espaço-Letrado
Twitter e Instagram: @espacoletrado
Rua Aziza Nicolau Daud 50