Considerado um dos maiores parques urbanos do país, o Parque do Sabiá completa 32 anos nesta sexta-feira (7). O aniversário será comemorado no domingo (9) com várias atividades ao público. A Futel, administradora do complexo, programou das 9h às 12h uma mesa de café da manhã, música ao vivo com a Banda Municipal, sessão de brincadeiras e aulas de alongamento para os frequentadores.
O Parque do Sabiá tem 1,8 milhão de metros quadrados localizados entre os bairros Tibery e Santa Mônica, e portarias de acesso por ambas as regiões. Com significativa área verde, represa, bosque, trilhas, pista de caminhada e equipamentos de lazer, o parque recebe uma média de 10 mil visitantes ao dia. Aos sábados e domingos, a média chega a 25 mil frequentadores os dois dias. Quanto à segurança, quatro agentes patrimoniais equipados de moto se revezam em dupla para as rondas diurnas e noturnas.
“Nós recebemos muitas famílias que gostam do parque para passar o dia e passear com as crianças. Além disso, pela grande estrutura oferecida, se torna uma ótima opção para a prática esportiva e cuidado com o corpo. Todo esse ambiente proporciona qualidade de vida aos freqüentadores dentro de um centro urbano”, afirmou Deyviane de Souza, diretora-geral da Futel.
A exigência na qualidade é um dos aspectos mais presentes em quem freqüenta o parque. Quem conta é Pagodinho, apelido de José Rodrigues Costa, motorista da Futel e que há 19 anos trabalha no local. Esse rigor faz com que o empenho dos 53 funcionários cuidem a todo momento do Parque do Sabiá. “É um trabalho feito em equipe para mantermos bem esse espaço”, comentou.
Após tanto tempo de serviço, o que não faltam são histórias para Pagodinho, que confessa ser um apaixonado pela natureza. “Quando o zoológico era administrado pela própria Futel (atualmente é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente), vi um macaco bugio recém-nascido que nem a veterinária sabia. Ele estava nas costas da mãe. Foi um momento especial”, relembrou o servidor que destaca a diversidade da fauna presente no complexo.
E quando perguntado sobre o que o estimula a seguir trabalhando no parque, Pagodinho responde de primeira. “Tenho alegria pelas amizades que fazemos no contato diário com os freqüentadores e por esse convívio com a natureza. Aqui dá muita paz. Uberlândia é privilegiada por esse parque no meio da cidade”, finalizou.
Estrutura diversificada
A construção do Parque do Sabiá teve início em julho de 1977 e a inauguração aconteceu no dia 7 de novembro de 1982, cinco anos após o início das obras. A criação foi a partir da Lei de número 1.925, datada em 28 de junho de 1971.
Atração mais comum aos praticantes de esportes, a pista de caminhada tem 5.100 metros asfaltados que circulam a represa, zoológico, recanto do idoso e quiosques. Além da caminhada e corrida em meio às áreas verdes, os atletas têm apoio com pontos estratégicos de parada para descanso e bebedouro.
O complexo conta um bosque, sete campos de futebol de medidas variadas, dois society (grama e areia), um campo com medidas oficiais ao lado do Horto Municipal (conhecido como Sabiazinho) e cinco quadras multiuso para futsal, handebol, vôlei e basquete abertas ao público e utilizadas para escolinhas da Futel. Uma pista de patins foi construída próximo às quadras.
Abaixo do bosque, os usuários podem aproveitar dois tipos de piscinas públicas, de 25 e 50 metros. As piscinas são utilizadas para aulas de natação e hidroginástica e, nos fins de semana, são abertas à comunidade.
Na parte superior do parque, antes de chegar ao zoológico, existe o Mundo da Criança. Essa área possui parquinhos e brinquedos destinados ao público infantil. Ainda é completada pela Transitolândia, um local de vias em tamanho menor com semáforos, placas e faixas de pedestres utilizado na educação das crianças para o dia a dia do trânsito. Com bicicletas e proteções adequadas, as escolas agendam horários para essa atividade.
No gramado, alguns metros abaixo, pode-se observar as práticas de ioga, tai chi chuan e piquenique. No quiosque, próximo à academia ao ar livre, acontecem aulas de dança de salão, aeroboxe, alongamento, ginásticas aeróbicas, como zumba e aeroaxé e localizadas. Em frente o estádio municipal, há um acesso para a piscicultura, setor administrado pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento. Destinado à visitação, o local tem enormes tanques onde vivem inúmeras espécies de peixes de diferentes bacias hidrográficas.
Já a represa, que abrange grande parte da área do parque, recebe de uma a duas vezes por ano pescadores para eventos específicos, como a Pesca do Papai, exclusiva no Dia dos Pais. Aos domingos é possível curtir o pedalinho e, para aqueles que preferem terra firme, podem aproveitar um passeio de trenzinho.