Mais uma vez, o Teatro Municipal de Uberlândia recebe o projeto Concertos Tribanco. Nesta sexta-feira (14), a partir das 20h, o público poderá acompanhar a Orquestra Filarmônica de Goiás & Solistas. O concerto tem duração de uma hora e quarenta minutos e será dividido em duas partes, com intervalo de 10 minutos entre uma e outra. Para adquirir o ingresso, basta levar 1 litro de leite até a Organização Para Proteção Ambiental (OPA), localizada no Center Shopping, Piso 2 – Sala 301. Mais informações pelo telefone 3231 7587.
A Orquestra Filarmônica de Goiás traz para a direção artística e regência titular o maestro britânico Neil Thomson, dono de grande experiência como professor de regência em escolas de música como a Royal College of Music em Londres, com currículo recheado de premiações e passagens ilustres pelas grandes orquestras europeias.
Entre os artistas que já se apresentaram com a Filarmônica de Goiás estão Emmanuele Baldini, Räiff Dantas, Fábio Cury, Laércio Diniz, Eduardo Monteiro, Luiz Garcia, Neil Thomson, Ricardo Castro, João Carlos Martins, Albrecht Breuninger, Alessandro Sangiorgi, Alex Klein, Heinz Schwebel, André Micheletti, Carlos Eduardo Moreno, Eduardo Meirinhos, Alessandro Borgomanero, Eliseu Ferreira, Angelo Dias, Jean Louis Steuerman, entre outros.
Neil Thomson (Regente)
Neil Thomson é um dos mais respeitados e versáteis maestros britânicos de sua geração. Nascido em 1966, estudou com Norman Del Mar na Royal College of Music em Londres e mais tarde em Tanglewood, com Leonard Bernstein e Kurt Sanderling.
Ele já gravou com a Orquestra Sinfônica de Londres, Orquestra Filarmônica Real de Liverpool e trabalhou nos concertos da Orquestra Filarmônica de Londres, da Philharmonia, da Orquestra Filarmônica da BBC, da Royal Scottish National Orchestra, da Hallé, da Orquestra Filarmônica Real, da Aarhus Symphony Orchestra, da Orquestra do Teatro Massimo em Palermo, Orquestra Sinfônica de Yucatan no México, Romanian Radio Chamber Orchestra e a RTE Concert Orchestra. Em maio de 2005, o maestro foi convidado para reger o concerto em homenagem ao cinquentenário da morte de George Enescu com a Orquestra Nacional da Romênia e os solistas David Geringas e Carmen Oprisanu.
Ele fez atualmente estreias bem-sucedidas com a Orquestra Filarmônica de Tóquio, com as Orquestras Sinfônicas de Lahtu e de Oulu na Finlândia, a Royal Northern Sinfonia, a Orquestra Sinfônica de Israel, a Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, a Orquestra da Rádio WDR, a Koln, Orquestra da Ópera Nacional de Gales, Orchestra of Opera North, a Royal Oman Symphony Orchestra, a Aurora Orchestra e a Nordic Youth Orchestra.
Recentemente, ele se especializou em regência de trilhas sonoras de filmes com apresentações de “O Mágico de Oz”, “Casablanca” e “Psicose”. Em março de 2013, regeu a estreia europeia de “Cantando na Chuva” com a Royal Philharmonic Concert Orchestra no Royal Albert Hall, em Londres.
De 1998 a 2006, foi chefe de regência no Royal College of Music. O mais novo a ser incumbido do cargo (primeiramente ocupado por Sir Adrian Boult em 1316 e, em seguida, por regentes como Sir Malcolm Sargent, Constant Lambert, Vernon Handley e Norman Del Mar). Em 1994, tornou-se membro honorário da RCM por seus serviços à instituição e tem estabelecido uma invejável reputação enquanto treinador orquestral.