A campanha Papai Noel dos Correios foi lançada em Uberlândia nesta quinta-feira (13) com a proposta de manter viva a magia do Natal entre as crianças e estimular a solidariedade. O local escolhido para receber a primeira visita do Bom Velhinho foi a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cora Coralina, no bairro Jardim Ipanema. Quase 300 crianças com idade entre quatro meses e seis anos se encantaram, aplaudiram e brincaram com o “visitante do Polo Norte” que nesta época do ano habita o imaginário de crianças e adultos. O projeto é promovido em todo o Brasil pelos Correios e na cidade conta com a parceria da Prefeitura Municipal.
Em Uberlândia, neste ano, a campanha acontece em escolas municipais com alunos de até dez anos de idade. Os estudantes redigiram as cartas ao Papai Noel que estão disponíveis para leituras nas agências dos Correios. Os cidadãos e as empresas que apadrinharem a causa poderão entregar os presentes em qualquer uma das 18 agências espalhadas pela cidade para que a entrega seja feita gratuitamente pelos Correios. Não são permitidas entregas diretas às crianças e os endereços delas não são informados aos padrinhos. A campanha se encerrará no dia 19 de dezembro.
“A principal intenção é promover a solidariedade e a responsabilidade social para manter e atender ao espírito natalino das crianças. Muitas vezes, elas são de famílias sem condições de adquirir os presentes”, disse o coordenador da campanha em Uberlândia, Beckenbauer de Oliveira, dos Correios.
Realizada há 25 anos pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), inclusive em Uberlândia, a campanha Papai Noel dos Correios é considerada uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil e desenvolvida em todas as diretorias regionais dos Correios. Desde 2010, a estatal estabeleceu parcerias com escolas públicas, creches e abrigos para contribuir com o desenvolvimento da produção de textos e da aprendizagem sobre endereçamento de cartas e encomendas, além do uso correto do Código de Endereçamento Postal (CEP). Nos últimos três anos, em todo o País, a campanha recebeu 3,1 milhões de cartas. Desse total, 1,9 milhão atendiam aos critérios do projeto e mais de 70% foram adotadas, o que equivale a cerca de 1,4 milhão de pedidos.
“É a primeira vez que estamos fazendo parte deste universo de escolas participantes da campanha. Está sendo uma oportunidade de fortalecer em nossas crianças ações como caridade, sensibilidade e solidariedade”, disse a diretora da Emei Cora Coralina, Elbia Lirian dos Santos.
A secretária de Educação, Gercina Novais, destacou que a campanha também divulga a importância da união familiar. “Ter os Correios como parceiros é fundamental para melhorar nossos trabalhos”, afirmou.