Deixe que o Menino Jesus de Praga cumpra o seu desejo
A igreja de Nossa Senhora Vitoriosa fica no bairro de Malá Strana e tem um aspecto áspero, à primeira vista. Mas, no seu interior, está um tesouro que goza da admiração de milhões de pessoas de todo o planeta. Centenas de crentes fazem mesuras à figurinha graciosa do Menino Jesus de Praga, conhecida como o Bambino di Praga em todo o mundo cristão. Os crentes chegam com fé para ajuda, cura, paz… alguns esperam pelo nascimento do filho com confiança, outros voltam para agradecer. Venha vê-lo você também e, quem sabe, os seus desejos mais secretos se tornarão realidade!
A imagem, à qual são atribuídos milagres, vem de Espanha. A lenda conta que quem a mandou fazer foi um monge a quem o Menino Jesus tinha se revelado nesta forma. Graças à condessa espanhola María Manrique de Lara, que se casou com um nobre tcheco, a figura chegou a Praga. A filha enviuvada ofereceu a figurinha preciosa ao mosteiro das carmelitas descalças, à igreja da Nossa Senhora Vitoriosa.
Uma figura pequena mas de grande importância
Quando você olhar a figurinha do Menino Jesus de Praga, talvez ficará surpreendido pelo seu tamanho. É que mede apenas 45 centímetros de altura, mas a sua importância espiritual vai além das fronteiras da República Tcheca. A figurinha é a mais venerada nos países da Europa do Sul, na América Latina mas também nas Filipinas, ilhas que agradecem à figurinha a sua unificação há 400 anos. A oferta na forma de uma cópia do Menino Jesus ajudou os missionários filipinos a estabelecer um ídolo comum e conseguir o fim desejado.
De qual você gosta mais?
Branco na Semana Santa, roxo no Advento, vermelho no Domingo de Páscoa – algumas dezenas de vestidos que podemos ver colocados na figurinha do Menino Jesus de Praga ao longo do ano. Os vestidos mais belos são decorados com pérolas, ouro, brilhantes, alguns vêm da China ou do Vietnam. No pequeno museu local você pode ver também um vestido bordado pela própria mão da imperatriz Maria Teresa. Uma das três coroas do Menino Jesus foi oferta do papa Benedito XVI.
Centenas de anos de fé e de esperança
Quando você caminhar pelas ruelas tortuosas do bairro de Malá Strana, venha venerar a figurinha cuja graciosidade e fé nela colocadas ajuda pessoas de todos os continentes há centenas de anos. Sejam as lendas sobre o lugar peregrino mais importante de Praga verdadeiras ou não, a visita à igreja e ao Menino Jesus que todo o mundo admira, o encherá pelo sossego e pela sensação de que todas as coisas são como deveriam ser.
Com a eclosão da Guerra dos Trinta Anos as devoções foram suspensas, e em 15 de novembro de 1631 as tropas de Gustavo Adolfo da Suécia tomaram as igrejas da cidade. O mosteiro foi saqueado pelos soldados protestantes e a imagem do Menino Jesus foi lançada em um monte de entulho detrás do altar. Ali permaneceu até ser reencontrada em 1637, com os braços quebrados. Depois de seu restauro foi reentronizada e voltou a receber a devoção dos fiéis, sendo coroada pelo Bispo de Praga em 1655, evento que é relembrado anualmente por uma missa festiva no dia da Ascensão.