A cerimônia de lançamento dos voos internacionais com saída de Uberlândia foi realizada na tarde desta segunda-feira (22), na Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub). O protocolo de intenções que amplia a aviação comercial foi firmado entre Estado e a Gol Linhas Aéreas no início de dezembro.
Os destinos ofertados são Punta Cana (República Dominicana), Buenos Aires (Argentina) e Lisboa Portugal, sendo esses dois últimos via sistema de code-share, no qual a reserva do itinerário é feita em apenas um bilhete. O trecho para a Argentina já está em operação enquanto as outras duas rotas começam a funcionar no próximo ano.
“Estamos ampliando a conectividade em Confins e ajustando toda a malha para termos o melhor tempo possível para o passageiro saindo de Uberlândia até o destino final”, explicou o gerente executivo da Gol Linhas Aéreas, Renato Melo. Os voos internacionais partem de Uberlândia e fazem conexão em Belo Horizonte devido à necessidade de vistoria na alfândega e autoridades de migração, estrutura presente em modais internacionais, como é o caso do Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins). No entanto, a prefeitura agora vai acelerar os procedimentos para que o aeroporto de Uberlândia se internacionalize no próximo ano. “O aeroporto é essencial, por isso precisa ter capacidade e visão. A partir de agora temos mais força para trabalhar junto à Infraero e à Anac para encaminhar a instalação do setor de aduana e Polícia Federal para tornar nosso aeroporto internacional”, disse o prefeito Gilmar Machado.