Encontro Literário celebra centenário de Grande Otelo em Uberlândia

Primeira edição do Elicer, de 15 a 20 de novembro, tem ator mineiro como homenageado

Em homenagem ao centenário do ator Grande Otelo, o Encontro Literário do Cerrado (Elicer) irá promover várias atividades durante seis dias de programação para celebrar a memória de um dos maiores artistas do século XX. O evento é destinado a todas as idades e acontece entre os dias 15 e 20 de novembro no Center Convention, em Uberlândia. A entrada é franca. As atividades em celebração aos 100 anos de Grande Otelo contemplam túnel do tempo com exposição de banners, imagens e textos sobre a vida do ator que fez carreira no teatro, rádio, cinema e televisão. Também serão exibidas ao público visitante do Elicer as produções artísticas sobre o mineiro, que confeccionadas por alunos e adolescentes da rede municipal de ensino neste ano.abei01
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ministrará um seminário com o auxílio de quatro professores para explanar sobre a trajetória do uberlandense enquanto personalidade, compositor e ator. O seminário acontece no dia 16 de novembro, entre as 14h e 18h.  Paralelamente à discussão, serão mostrados fragmentos do filme Macunaíma que rendeu a Grande Otelo os prêmios de melhor ator durante o Festival de Brasília e o Prêmio Air France, em 1969. O longa nacional foi dirigido por Joaquim Pedro de Andrade e adaptado da obra homônima de Mário de Andrade. Para encerrar as atividades, alunos da rede de ensino de Uberlândia vão apresentar algumas peças teatrais com referência ao conterrâneo.

Vida dedicada à arte

Sebastião Bernardes de Souza Prata nasceu em Uberlândia no dia 18 de outubro de 1915. Vivenciou muitas tragédias como o alcoolismo da mãe e o assassinato do pai. Também viu a esposa suicidar logo após envenenar o filho de seis anos de idade, enteado de Grande Otelo.
O uberlandense passou a infância no Triângulo Mineiro, mas conheceu uma companhia de teatro mambembe que passava pela cidade e fugiu com ela. Passou a usar o pseudônimo Grande Otelo, foi para São Paulo e tornou-se o primeiro artista negro a ocupar espaço de destaque no cinema e na televisão brasileira.  Além de ator, foi cantor, compositor, sambista e poeta. O mineiro participou de diversos filmes de comédia nas décadas de 1940 e 1950. Na década seguinte, foi contratado pela TV Globo para atuar em novelas e na Escolinha do Professor Raimundo, nos Anos 90. Em 1993, Grande Otelo morreu sofreu infarto ao desembarcar na França, onde receberia uma homenagem no Festival de Nantes.abei

Elicer

O I Encontro Literário do Cerrado (Elicer) vai reunir na região do Triângulo Mineiro cerca de 100 editoras brasileiras e promover várias atividades culturais. O objetivo é dar destaque à produção literária e estimular a leitura, evidenciando seu caráter educativo e gerador de transformações sociais. A programação contará com a Feira do Livro com expositores de todo o país e espaço para lançamento de livros e sessões de autógrafos. Também haverá salas para bate-papo e debate com autores, palestras, contação de histórias, apresentações artísticas e musicais, atividades recreativas, campanha de doação de livros e um núcleo digital para estimular a produção criativa por meio das novas mídias e tecnologias. As inscrições serão abertas a partir do dia 3 de novembro pelo site do evento.

 

Acesse e saiba todos os detalhes sobre o evento: www.elicer.com.br 
abei02

 

Publicidade

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.