OPINIÃO – Forum Mundial de Midia Eletronica, Meio Ambiente e Turismo – Bonito (MTs)

Edinho Batista Neves, meu anfitrião, aqui no Mato Grosso do Sul, é nascido na cidade de Itaporã e reside em Campo Grande. E quando ele nasceu, além do Todo Poderoso tê-lo dotado do talento da comunicação social, Deus também o presenteou com um enorme coração.

Profissionalismo, simpatia e sorriso fácil. Como jornalista competente e querido por toda a sociedade de Campo Grande, o conheço há anos, mas só agora tive a grata oportunidade em estar presente neste bom momento para confraternizar com ele e seus convidados aqui neste paraíso de nome Bonito.

aediEdinho Neves também tem um hall grande de amizades na classe política o fazendo influente no meio. Vale lembrar que Edinho é presidente da Mídia Brasil Associados.

O momento que mencionei acima era o tão esperado FORUM MUNDIAL DA MIDIA ELETRONICA – MEIO AMBIENTE E TURISMO – que teve início nesta segunda-feira dia 16 de novembro no salão do belo Zagaia Resort.

Meu relato aqui em meu blog, o qual é compartilhado com facebook e twitter – é apenas uma visão deste jornalista, um prisma particular, que depositou uma enorme expectativa na abertura do evento.abonito7

Sim, sou jornalista formado com cursos de especialização na área no Rio de Janeiro, cursos de línguas e experiências diversas em variadas redações de jornais impressos, radios e TVs de minha cidade Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Foi quando em 2005, depois do advento da Internet em 1995 e passados dez anos, que um amigo me fez “criar”um blog. Impressionante a velocidade do tempo e agora em dezembro deste ano completo 10 anos com meu HBLOG – H de Hugueney e B de Bisneto (meu sobrenome de origem Belga fez morada na cidade de Alto Araguaia em Mato Grosso com fundação de meu bisavô Major Carlos Hugueney.

Enfim, existe um ditado em inglês que “great minds think alike”e como os ditados populares são imbatíveis no Brasil, no Exterior acontece o mesmo. Na tradução literal – “grandes mentes pensam parecido”- semelhantes.

E foi desta maneira que pude compactuar minha opinião com outros colegas de profissão sobre a esperada abertura desta segunda-feira, aqui em Bonito.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz34Partindo da questão estética, visual – (depois do comentário de um expert na área de decor e cerimonial) procurei a bandeira do Brasil e não achei presente ao lado das bandeiras do Estado e da cidade, já que era um ato solene com presença de autoridades e ainda, por ser um Forum Mundial. O hino Nacional Brasileiro foi trocado na abertura dos trabalhos por um cantor local que dedilhou em seu violão, com maestria, e voz forte e limpa, bonita canção indigena.

Não se faz necessário sempre que se vai ao pulpito nomear um a um todas as vezes os nomes de todas as pessoas presentes na mesa central. Antiquada a nomeação repetitiva de nomes e cargos – Sobretudo no mundo da Midia Eletrônica onde agilidade das informações e sua eficácia se faz vital.

O prefeito de Bonito, sr. Leonel Lemos de Souza Brito o o conhecido Leleco – apesar de convidado (obviamente) – não compareceu.
O deputado federal (PMDB) Hildo Rocha pelo Maranhão; em sua fala – lamentávelmente disse a inexistente palavra “menos” em sua concordância no gênero feminino – “Menas”-
o que criou um desconforto aos presentes, sobretudo aos jornalistas que prezam pelo bom uso da Língua Portuguesa. Ainda elogiou o transporte urbano do Rio de Janeiro como um dos melhores do mundo na então gestão do secretário de transportes do Rio de Janeiro – deputado federal Julio Lopes (também presente).

Deputado Hildo, honestamente eu não conheço esta Rio de Janeiro que possui “um dos melhores transportes urbanos do mundo”.
E ainda disse números totalmente equivocados da Internet dando assinatura ao Ibope – mencionando os baixíssimos níveis de confiabilidade em sites e blogs do Brasil, fato que a própria história do Estado de Mato Grosso do Sul, registra um dos maiores indices de visitação e credibilidade na Mídia Eletrônica.

hugueney logo
O deputado federal, o carioca, Julio Lopes
, vaidoso, e com vasto currriculum na noite carioca, sobretudo no society e rebus do high – – não estava de terno, e por isto nem gravata – se limitou apenas a trajar um blazer esquecendo da etiqueta (que ele bem conhece) – até porque o convite exigia traje passeio completo – foi ao pulpito e…..agradeceu. Elogiou e enalteceu o Estado de Mato Grosso ? O que fez o salão repleto – mais uma vez se chatear pois estamos no sul e uma voz se soltou na multidão bradando “é do Sul “.
Caro deputado Julio Lopes, não seria Mato Grosso do Sul ? Mato Grosso é outro Estado com Cuiabá sendo a capital.

Uma de minhas preferencias, foi a feliz fala coesa, concreta, realista e objetiva do gabaritado e, empresário-executivo da área das comunicações, sr. Carlos Eduardo Belineti Naegele – da Midiamax – o jornal eletrônico de Mato Grosso do Sul. 
Fala muito boa.
Refutou com veemência os equivocados números dados pelo deputado Hildo Rocha e mostrando por A mais B – a pujança da mídia eletrônica com fantásticos números e a prova de que (me disse pessoalmente logo após a abertura) que possui uma redação com mais de 36 jornalistas -ao que me parece – com este expressivo número de profissionais da comunicação deve ter muita gente lendo e dando credibilidade ao veículo. Em outro momento indagou o porquê do empresariado direcionar suas marcas para outros veículos de comunicação e não à midia eletrônica com banners e artigos bem escritos. Entre outras bem felizes colocações. Sr. Carlos Eduardo deixo aqui minha gratidão em ouvi-lo.

José Antonio Coca do Nascimento – também mereceu atenção. Diretor presidente da Fundação de Esporte de Dourados.
Colunista esportivo de Mato Grosso do Sul, respeitado e sem papas na língua – disse com todas as letras da responsabilidade – por parte da sociedade, dos governos e do empresariado – para que a Classe Jornalística seja melhor tratada e respeitada (esta hora eu queria gritar “BRAVO”) e ainda condenou a mordaça a certos blogs e blogueiros sites e afins e deixou claro que infelizmente ainda ouve alguns muxoxos acerca de uma certa ditadura (de ambito geral – a qual rejeita com força, sobretudo nos dias de hoje. Coca – meus sinceros cumprimentos.

Muitas autoridades da mesa mexendo em seus celulares não dando atenção aos colegas quando de suas falas. Lamentável comportamento.


zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz34Deputado Carlos Marum do Estado Mato Grosso do Sul

Se limitou a falar da intimidade e da amizade que possui com todos da mesa e por ultimo –
Finalmente
Falou da Internet –
Como forte e perigosa ferramenta – que é fato – fazendo alusão aos atentados de Paris MAS se confundindo sobre Internet e Midia Eletrônica.
Duas ações distintas e especificas.
E aumentou o tom de voz quando disse ser necessário sim a mordaçagem na escrita de certos blogs e sites por parte de seus autores quando sairem da linha (resta saber a régua que será utilizada para medir esta linha)

Todos os politicos, por desconhecerem o dia a dia de uma redação de jornal ou qualquer atmosfera jornalística e, sobretudo da mídia eletrônica – fizeram confusão com e Internet. Joguem no Google para saber a diferença – caros leitores e politicos.

Por falar em “jogar no google”- este é o nome de um blog em minha cidade, muito criativo e acessado. Assim como Uberlândia possui o maior fenômeno da Internet, a blogueira Thássia Naves com seus quase 2 milhões de seguidores, entre outros blogs e sites. Obviamente, outras cidades possuem seus profissionais qualificados e segmentados na Mídia Eletrônica – como o “boom”das Web TVs.

Ministro
Carlos Pasarele do PMDB
Foi humilde em dizer que é quase um leigo no ainda novo universo da Internet como usuário. (sim novo porque nasceu nos anos 90 – mas minha mãe aos 82 anos de idade, utiliza a Internet trocando receitas de crochê achados no Pinteret; conversa e troca e-mails – faz power point (acreditem se quiser) e usa o whatsup rejeitando sua idade.
O ministro ainda enalteceu a importância do conteúdo encontrado no vasto mundo dos sites e blogs.
Mas voltando à sua fala em assumir que ainda tem muito que aprender na navegação ………..- MAS ele não é o ministro da referida área ? – Ciência, Tecnologia e Inovação ???
Ficou a desejar pois esperávamos uma fala mais objetiva e não apenas dar luz e certeza de que necessitamos debater-
Isto nós sabemos – tanto é que estamos aqui.
Excelentissimo Senhor Carlos Pasarele Ministro da Ciência da Tecnologia e da Inovação – com todo respeito – o senhor precisa navegar mais vezes na internet e conhecer a opinião dos autores de blogs e sites do Brasil acerca de tudo e todos e desta maneira estar mais inserido neste contexto brilhante do mundo criado por Bill Gates e Steve Jobs e atuação de jovens brasileiros de 15 – 18 anos que dão show e outros, como eu, aos 54 anos de idade e 30 de profissão, que fui atrás para me atualizar.

Como se não bastasse, o ministro aproveitou o Forum e finalizou falando de política tentando amenizar o caótico momento da crise política e econômica em nosso Brasil – o que é o publico e notório de que as redeas estão soltas e a nau a deriva.
E enquanto o ministro falava como autoridade maxima no evento – Novamente -;
Muitos da mesa usavam seus celulares
Não dando a devida atenção. Os politicos precisam de aulas de boas maneiras.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz31A maioria se lembrou da tragédia de Paris e NINGUÉM fez NENHUMA alusão à tragédia mineira de Mariana (MG), e outras cidades atingidas que matou a bacia do Rio Doce – o que me deixou com um gosto amargo na boca.

Todos disseram da força da Internet, que provou, por parte do Estado islâmico, que muita coisa foi combinada nesta seara. Mas deve-se lembrar que tanto a Internet quanto a Midia Eletrônica também são essenciais na ajuda aos necessitados da tragédia e negligência da extinção de um rio, que um dia foi doce e hoje jaz.

Edinho está de parabéns pela iniciativa do Forum – pelo seu empenho, organização, carinho para com todos e sobretudo, pela escolha entre seus convidados de homens da mídia, da imprensa, do jornalismo.

Destaco também o diretor do jornal O Liberdade – Washington Sanches;

o simpático prefeito da cidade de Jardim-Erney Cunha Bazzano Barbosa (que aproveitou com sutileza e simpatia a ausência de leleco-prefeito de Bonito).

E ainda a figura do secretário Nery de Freitas Junior, – secretario de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação – SECTEI de Mato Grosso do Sul, que teve momento feliz ao recitar belo poema de conhecido poeta (que agora não me vem a memória) com fluência e naturalidade – e que também lembrou dos atentados de Paris mas como todos se esqueceu da tragédia natural (?) de minha Minas Gerais.

Edinho Neves querido, parabéns mais uma vez, conte comigo para unir esforços na condução de uma Mídia Eletrônica melhor e por assim dizer – acabo de aqui – neste meu espaço na Mídia Eletrônica dentro da Internet – o uso da palavra em meu blog que tem sim respeitabilidade e muita credibilidade com números expressivos de visitação, e o melhor, democraticamente exercitar a comunicação e a liberdade de se expressar.

Como Hidelgard Angel diz: – “pode não ser a sua opinião; pode não ser a melhor opinião; mas esta é a minha opinião.

Atenciosamente

Carlos Hugueney Bisneto.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz22

Publicidade

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.