Umas das principais premiações da indústria do entretenimento, a 73ª edição do Globo de Ouro será realizada neste domingo, em Los Angeles. Nas categorias de cinema, o prêmio costuma servir como termômetro para o Oscar, e já há muitas supostas barbadas. Enquanto isso, entre as produções de TV (e serviços de streaming), as previsões são mais difíceis. O ator Wagner Moura no ‘Tonight show with Jimmy Fallon”Foi um erro de elenco’, brinca Wagner Moura sobre estrelar ‘Narcos’
Certo mesmo é que o Brasil torce por “Narcos”, que disputa como série dramática e ator de drama, graças à interpretação de Wagner Moura, que deu vida ao traficante Pablo Escobar. O tapete vermelho será exibido a partir das 19h, pelo E!, e a contagem regressiva para a cerimônia começa às 22h, com transmissão ao vivo pelo TNT.
Os favoritos de cinema
Drama: Já premiado por três importantes associações de críticos (Los Angeles, Boston e Washington), “Spotlight — Segredos revelados” deve manter o favoritismo.
Comédia: Ainda que “A grande aposta” possa vir a ser um azarão, “Perdido em Marte” é a escolha mais garantida.
Ator de drama: Numa categoria disputada por queridinhos da indústria, é Leonardo DiCaprio (“O regresso”) quem deve ser recompensado.
Atriz de drama: Com os votos divididos entre cinco ótimas atuações, a comovente performance de Brie Larson em “O quarto de Jack” deve angariar a maior parte.
Ator de comédia: Matt Damon, por “Perdido em Marte”. Os outros atores vão só curtir a festa.
Atriz de comédia: A disputa está entre Jennifer Lawrence (“Joy”) e Amy Schumer (“Descompensada”). Mas 2015 foi o ano da comediante.
Ator coadjuvante: Em “Creed”, Sylvester Stallone voltou ao papel de Rocky Balboa, e voltou muito bem. Além disso, ator e personagem são muito queridos.
Atriz coadjuvante: Duplamente indicada (ela também concorre como atriz dramática) Alicia Vikander deve vencer pelo papel de um robô em “Ex-Machina”.
Direção: É justo que “Mad Max” vença pelo menos um Globo nas categorias principais. Como o de melhor filme é uma possibilidade pequena, os votantes tendem a premiar George Miller.
Roteiro: Outra categoria em que os votos provavelmente vão se dividir. Uma aposta segura é Quentin Tarantino, por “Os 8 odiados”.
Filme estrangeiro: O favorito é o húngaro “O filho de Saul”, grande destaque da atual temporada. Mas o francês “Cinco Graças” ainda é uma ameaça.
Os favoritos de TV
Drama: Na categoria que o Brasil disputa com “Narcos”, de José Padilha, “Outlander”, pouco conhecido drama histórico, seduziu a crítica ao misturar romance, sci-fi e aventura.
Comédia ou musical: O serviço de streaming da Amazon deve levar a melhor, seja no repeteco de “Transparent”, seja com a vitória de “Mozart in the jungle”.
Minissérie ou telefilme: Com nova trama e novos personagens, a segunda temporada de “Fargo” foi tão elogiada quanto a primeira, que venceu no ano passado. Não tem para nenhuma outra.
Ator de drama: Wagner Moura concorre com “Narcos”, mas o Globo de Ouro, que adora uma revelação, deve ir de Rami Malek. Sério concorrente, ele brilhou em “Mr. Robot”.
Atriz de drama: A ex-modelo irlandesa Caitriona Balfe, de “Outlander”, chamou atenção em seu primeiro grande papel na televisão.
Ator de comédia: Se o prêmio não for novamente para Jeffrey Tambor, de “Transparent”, Gael García Bernal tem grandes chances por “Mozart in the jungle”.
Atriz de comédia: A veterana Lily Tomlin, de “Grace and Frankie”, desempenhou uma performance primorosa, cheia de nuances.
O ator britâncio Ricky Gervais será o apresentador da noite – o qual adoro pela irreverência e comentários SUPER picantes alí de frente – cara a cara com os deuses do Olimpo de Hollywood
Ator de minissérie ou telefilme: Indicado também nas categorias de cinema, Idris Elba pode levar mais um Globo de Ouro para casa por “Luther”.
Atriz de minissérie ou telefilme: A cantora Lady Gaga revelou-se uma excelente atriz em “American Horror Story: Hotel”. Entra na cota de excentricidades.
Ator coadjuvante: Ben Mendelsohn foi o grande destaque de “Bloodline”. Deve levar.
Atriz coadjuvante: Regina King já ganhou um Emmy por “American crime”, e os correspondentes em Hollywood devem novamente laureá-la.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cultura/as-apostas-para-globo-de-ouro-2016-18442475#ixzz3wrArAjic
O site ORIGINAL do evento – http://www.goldenglobes.com/