Projeto In Cantus

Dedicado a celebrar a música clássica e o canto lírico, o projeto In Cantus inicia a temporada 2016 valorizando os artistas locais do gênero. A retomada da iniciativa, fundada em 2010 por Maria Célia Vieira e Itamar Medeiros, acontece, nesta terça-feira (30), com um recital de violoncelo e piano com Júlio Luz e Grazielle Almeida na Casa da Cultura.
No repertório do concerto, estão obras de compositores brasileiros e clássicos da música erudita internacional. “Para a primeira parte, pensamos em músicas brasileiras. Além de Villa-Lobos, temos Calimério Soares, compositor de Uberlândia. Temos uma oração judaica, de Max Bruch. Na segunda parte, o repertório traz peças do francês Gabriel Fauré e do alemão Robert Schumann”, diz Luz.
A pianista Grazielle Almeida conta que o duo surgiu no ano passado. “Cursamos juntos uma disciplina no curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia e nos propusemos a montar o duo como atividade acadêmica. Desde então, desenvolvemos este trabalho. Já nos apresentamos com uma cantora. Foi a partir do programa que apresentamos com ela que montamos o repertório da noite de hoje, porém com mais peças brasileiras”, diz Grazielle Almeida.abogoa
Natural de Novo Hamburgo (RS), o violoncelista Júlio Luz iniciou os estudos de Música aos 6 anos, na escola de música da Igreja Cristã Primitiva. O encontro com o violoncelo veio sete anos depois, ainda na cidade natal. Atualmente, é membro do grupo uberlandense UDI Cello Ensemble e cursa o 7º período do Curso de Bacharelado em Música com Habilitação em Violoncelo na UFU, sob orientação de Kayami Satomi.
A uberlandense Grazielle Almeida iniciou os estudos de música aos 7 anos, no Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli. Um ano depois, já dedilhava o piano. Em 2009, concluiu o Curso Técnico em Instrumento, aos 14 anos, segundo ela, um feito até então inédito na história da instituição. Atualmente, cursa o 5º período do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Piano na UFU, sob orientação de Viviane Taliberti.
Serviço
A primeira edição da temporada 2016 do projeto In Cantus acontece nesta terça (30), às 20h, na Casa da Cultura: praça Coronel Carneiro, 89, Centro. Informações: 3255-8252.
Confira o programa do concerto desta terça-feiraabosca24

  • Heitor Villa-Lobos – “Sonhar”
  • Heitor Villa-Lobos – “O Canto do Cisne Negro”
  • Francisco Mignone – “Modinha”
  • Calimério Soares – “Andante Cantabile”
  • Max Bruch – “Kol Nidrei”
  • Gabriel Fauré – “Après un rêve”
  • Gabriel Fauré – “Sicilienne, Op. 78”
  • Gabriel Fauré – “Elégie, Op. 24”
  • Robert Schumann – “Fantasiestücke, Op. 73”

Publicidade

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.