SAVOIR VIVRE – saber viver – HBLOG

Em que condições um cavalheiro deve ou não beijar a mão de uma mulher ? – se “realmente” deve beijar (encostando os lábios na mão dela) – ou não ? 
mulheres devem fazer confidências a seus cabelereiros ? é de bom ton expressar efusivamente nossa paixão em público ?
Estas (e muitas outras) são dúvidas que nos assaltam constantemente: qual a atitude certa para determinada situação. Para nos esclarecer isto existem as regras da boa conduta, da boa educação, dos bons modos e hábitos. E que vc pode burlar-las mas não deve pois vai dar com os buros n´água. 
Superestimadas por uns e desprezadas por outros, elas se mostraram úteis e salvaram muita gente (mesmo os que não acreditam nelas) de situações embaraçosas. Por isso é que apresento alguns apanhados de “savoir vivre” (saber viver).
Faça um check-up de seus hábitos; não custa nada e é sempre interessante.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz34

  • Choferes, concierges, motoboys, garçons e....todos eles dão um duro danado pelo que ganham. Portanto, lembre-se:- não espere que lhe peçam gorjetas, arredonde a conta  – é de bom grado e agora com esta nova “lei” que não pode constar na conta; então dê o agrado por fora. Os serviçais agradecem. Afinal de contas, eles estão trabalhando para o estabelecimento mas estão te servindo.
  • mesmo que vc esteja no meio de 500 pessoas, perdido ou até apressado, tente, na medida do possível, agradecer seus anfitriões antes de ir embora. Se vc não conseguir, então agradeça no dia seguinte. Sair à francesa ou à inglesa ou à “falta de interesse” não dispensa o agradecimento.
  • no banheiro é inadmissível compartilhar, partilhar. Enquanto eu faço isto vc faz aquilo. Nunca. Não existe uso comum. Não tire o conforto do outro e nem o seu. Banheiro ? sempre só.
  • reservas: se pensou em reservar mesa/ balcão/ lugar/ espaço….não se esqueça de cancelar a reserva se de repente mudar de idéia mas não faça isto em cima da hora. Vale também para compromissos. É a única maneira de ser ser sempre bem recebido em todos os lugares e ter portas abertas em qualquer lugar.
  • no avião – se vc desejar, durante o voo, adotar a posição relax, previna o passageiro que se encontra atrás de vc, antes de abaixar o encosto de sua poltrona – assim, evitará um susto inútil. Se puxarem conversar com vc – seja suscinto na fala. E se fizer o mesmo – seja econômico.
  • uma casa com “atmosfera” é quando nela existe intimidade, amor – um lar. Um bom decorador não é o suficiente. E o dinheiro também não ajuda muitop. É uma questão de talento na hospitalidade, de naturalidade, de liberdade na conversa, um conjunto de substâncias que provêm de pessoas e não das coisas.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz31

São tantas – as perguntas – são tantas dúvidas e respostas e às vezes as respostas mudam por conta de um pequeno detalhe. Sejamos observadores. Caso vc não tenha tido a oportunidade em ter sido um felizardo em ter nascido em uma casa onde seus pais, sua família, o ensinou tais dicas, conselhos e sugestões – pois então observe. Caso não seja um observador e goste de ler – existem vários livros sobre o assunto. Ou então seja um bom ouvinte e se aconselhe com quem sabe. Mas repito – não queira burlar as regras de boa conduta pois quem vai pagar a conta vai ser vc. zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz15
Carlos Hugueney Bisneto. 

Publicidade

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.