Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Na próxima quinta-feira, dia 19 de maio, é celebrado o Dia Nacional de  Doação de Leite Humano, um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação e uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno.
No Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (BLH/HCU/UFU) a data será marcada com uma programação especial.
Durante toda a semana, as doadoras irão receber, no momento da coleta domiciliar, um cartão de agradecimento em nome da equipe do Banco de Leite Humano, mães, pais e bebês internados na UTI de Neonatologia do HCU/UFU.aboa2
No dia 19, das 08h às 12h, no saguão interno do hospital, haverá uma ação educativa com distribuição de folders e esclarecimentos de dúvidas pela equipe do Banco de Leite e estagiários do Programa Disque Amamentação.
Banco de Leite Humano do HCU-UFU
Com o objetivo de apoiar, promover o aleitamento materno e incentivar a doação de leite humano, o Banco de Leite Humano do HCU-UFU foi criado em 1988, no setor de Lactário, ligado ao Serviço de Nutrição e Dietética. Em 1990 foi credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
Em 2001, o setor foi transferido para a área atual, anexo ao ambulatório de Pediatria e tornou-se um serviço autônomo ligado à Diretoria Clínica do hospital. Com a mudança, várias ações foram implementadas.
Dentre as ações criadas, surge em 2002, o projeto Disque Amamentação. Pelo número (34) 3218-2666, as mães podem esclarecer dúvidas e obter orientações com uma equipe de estudantes, devidamente capacitados, dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia da UFU.aboa
No ano seguinte, foram iniciados vários trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado tendo como base a unidade e em 2006 começaram os atendimentos do Consultório de Amamentação.
A partir de 2013, o Banco de Leite do HCU-UFU começou a receber alunos do curso de graduação em Nutrição para atividades de estágio curricular. O setor também passou a fazer parte do Programa de Residência Multiprofissional da UFU recebendo alunos residentes para exercício de suas atividades curriculares.
Em relação a doação de leite humano, o BLH é responsável pela coleta, processamento e rigoroso controle de qualidade do leite, para posterior distribuição aos bebês internados na UTI de Neonatologia do HCU-UFU, visando à melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, diminuindo os índices de mortalidade infantil.
aboa1

Publicidade

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.