Pesquisa da Fecomércio MG mostrou que empresários do setor estão otimistas – HBLOG

VAREJO DEVE RETOMAR CRESCIMENTO NO 2º SEMESTRE
O segundo semestre de 2016 será melhor que o primeiro para o comércio varejista. Pelo menos é o que estimam os empresários de Belo Horizonte que participaram da pesquisa Expectativa de Vendas, realizada pela área de Estudos Econômicos da Fecomércio MG. Para 55% deles, haverá uma expansão dos negócios, principalmente em função de três datas comemorativas importantes (Natal, Dia dos Pais e Dia das Crianças), eventos como Black Friday e Cyber Monday, que impactam muito o comércio eletrônico, e de uma recuperação, embora ainda pequena, da economia brasileira.
Para o presidente do Sindicato do Comércio de Uberlândia, Osvaldo Ramiro, o cenário de otimismo reflete também em Uberlândia. “Tradicionalmente, o segundo semestre do ano é sempre melhor do que o primeiro. O Natal e o 13º salário ajudam muito no aumento das vendas do varejo e por conta disso, nossos comerciantes estão otimistas”, disse o presidente.
O economista da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, afirma que os indicadores do país ainda não apresentaram melhora no segundo semestre. No entanto, existe a esperança de que essa retomada da economia aconteça a partir de agora, o que gera um otimismo maior entre os empresários do comércio varejista.
Conforme o estudo, 56,3%  estão otimistas/esperançosos em relação ao novo cenário; 13,8% confiam no histórico de que o segundo semestre é naturalmente melhor; 6,7% apostam nas possíveis mudanças políticas, enquanto 5,9%, nas medidas do governo.
Na avaliação dos entrevistados, a crise econômica é justamente o principal fator que poderia atrapalhar as boas vendas (44,4%). Outros problemas seriam o endividamento do consumidor (17,7%), preços altos dos produtos (12,5%) e cautela por parte dos clientes (12,1%). Por isso, as estratégias para combater essas eventuais dificuldades já estão traçadas, sendo que as promoções e liquidações serão as armas de 48,5% dos empresários para atrair os compradores, além de descontos em produtos específicos (10,5%). Também serão realizadas ações de mídia/propaganda (13,8%).
Dessa forma, as vendas prometem finalmente ganhar fôlego, após um primeiro semestre considerado insatisfatório. O levantamento da Fecomércio MG mostra também que 66,1% das empresas tiveram resultados piores no 1º semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao semestre imediatamente anterior, esse índice foi de 56,6%.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz31

Publicidade

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.