COMEMORAÇÕES PELOS 10 ANOS DA TRENDHOUSE TERÃO INÍCIO COM EVENTO NO MINASTREND, EM BELO HORIZONTE
Tudo novo: nova mente… Com um novo olhar para a moda local, uma nova mentalidade se cria na forma de como a TrendHouse encara suas ações. E tal mudança de rumos coincide com as comemorações da primeira década do evento. “Desenvolver moda contemporânea, eminentemente sob o prisma do handmade, continua sendo a proposta da Semana de Moda de Alagoas, mas agora não apenas como um evento, mas como uma plataforma de ações”, adianta James Silver, diretor criativo. Com o olhar renovado para a cultura local, a semana de moda alagoana, que iniciou o projeto há exatos dez anos, não segue macro tendência e faz do resgate das origens e dos processos manuais sua vertente, diferenciando-se pelo produto exclusivo e atemporal, que revisita saberes como o do filé, crochê, renascença, bordado egípcio, bico singeleza e rendas de bilro.
As novas diretrizes serão apresentadas pela comissão alagoana numa coletiva com a imprensa nacional na quinta, 06, às 16H, no stand J21/22, no Salão de Negócios do MinasTrend. Esta será a primeira ação comemorativa dos dez anos da TrendHouse. Na ocasião serão distribuídos presskits – com brindes de estilistas locais e um catálogo que narra essa trajetória de 10 anos e é ilustrado com editorial com as principais marcas de HandMade do Estado. Nomes como Liz Wanderley, Marcus Telles, Solange Arruda, Maia+Piatti, Caleidoscópio, Sta Paz, Petrúcia Lopes, Maneka e Sandra Cavalcante são alguns dos fashion designers que compõem a publicação. “Eu crio as peças e as modelagens e escolho os pontos das tramas. Depois, coloco a mão na linha e divido a ideia inicial com outras artesãs do Pontal da Barra, quando necessário. É um processo bem colaborativo, feito a muitas mãos”, explica Petrúcia Lopes.
Além disso, visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a cultura e o turismo alagoano. O evento contará ainda com pocket show da marca de semijoias alagoana, Caleidoscópio. “Esse é o start das comemorações. Ainda esse ano outras ações em Alagoas brindarão uma década da semana de moda”, ressaltou Silver.
«O nosso país de dimensão continental tem na moda instrumento de integração. É prazeroso ver o resultado de um trabalho como o que eu conferi na TrendHouse, em Maceió: semana de moda com atitude e não mera cópia do que Rio e São Paulo ditam nas passarelas. Na maratona de desfiles, que começava pela manhã e terminava à noite, destaque para um regionalismo chique e sem caricaturas como forma de se pensar a moda no Nordeste. Plural, global e multiconectada com as redes que nos envolvem no dia-a-dia», redigiu – tão bem – a jornalista Heloisa Tolipan, que cobriu a TrendHouse junto com grandes nomes do jornalismo de moda do país, a exemplo de Lilian Pacce (GNT Fashion), Eduardo Viveiros (Chic by Gloria Kalil), Cristina Franco, Cris Guerra, revista Harpers Bazaar e a blogger Camila Coutinho (Garotas Estúpidas).
«Mais um evento, em mais uma cidade brasileira. E coisa boa, tipo aquele que tem que voltar para acompanhar, nas edições seguintes. Acontece em Maceió, mostra as coleções do verão e consegue combinar tradições regionais, como o filé (a renda, não a carne) com novas ideias, como as saias mullet» Iesa Rodrigues (editora de moda).
Serviço:
Pocket show TrendHouse Ano10
Quinta, 06/10 às 16H
Caleidoscópio stand J21/22 Salão de Negócios MinasTrend
James Silver
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