JORNALISMO E A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

Gestores do Museu Virtual de Uberlândia promovem oficina gratuita para estudantes 

Na próxima semana, nos dias 8, 9 e 11 de novembro, a equipe do Museu Virtual de Uberlândia realiza a oficina Jornalismo e o Resgate de Histórias de Vida. A atividade é gratuita e faz parte da programação da 4a Semana de Comunicação promovida pelo Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACoS) e pelo Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia.

A oficina é voltada, preferencialmente, para estudantes de comunicação social (jornalismo, relações públicas e propaganda) e está aberta à participação de todas as faculdades locais que oferecem esses cursos. Também podem participar alunos de cursos relacionados, como história, educação, artes, entre outros. Essa é a segunda edição do evento.abor abor1 abor2

Para falar sobre todos os aspectos relacionados a contar histórias de vida, foram convidados profissionais de Uberlândia que desenvolvem esse tipo de trabalho: Celso Machado (idealizador do projeto Uberlândia de Ontem e Sempre), Antônio Pereira (jornalista, escritor e historiador), Dyego Póvoa (produtor do documentário A Condessa dos Pés Descalços) e Fernanda Torquato (diretora do documentário Entre Retas e Curvas, sobre o Teatro Municipal de Uberlândia). A organização é da jornalista Adriana Sousa, gestora do Museu Virtual.

Para a parte prática, os estudantes terão a chance de fazer uma entrevista com ex-funcionários da própria UFU, que trabalharam na instituição durante algumas décadas. Vão poder exercitar o que aprenderam e o resultado será veiculado no programa Uberlândia de Ontem e Sempre, podendo servir como referência curricular no futuro.

As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/KrQcZs. Mais informações pelo email adriana@close.com.br e telefone 3236-8133. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Museu Virtual de Uberlândia

Lançado em junho de 2015, o Museu Virtual de Uberlândia faz um resgate da história da cidade, a partir da digitalização do acervo da produtora de vídeo Close Comunicação, que ao longo de 25 anos manteve arquivados programas jornalísticos que contaram parte da história da cidade.

O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio das empresas Algar e Café Cajubá. O site é atualizado semanalmente e já conta com cerca de 400 vídeos e 80 fotos. O endereço para acesso é http://www.museuvirtualdeuberlandia.com.br. Desde que foi criado, o espaço já recebeu cerca de 50 mil visualizações na internet.zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz34

OFICINA JORNALISMO E O RESGATE DE HISTÓRIAS DE VIDA

Dias: 8, 9 e 11 de novembro

Horário: das 8h às 12h

Local: Faculdade de Educação, Bloco 1G, Campus Santa Mônica (falta confirmar a sala)

PROGRAMAÇÃO

Dia 8 de novembro
8h Abertura Adriana Sousa, gestora do Museu Virtual Uberlândia de Ontem e Sempre
9h Projetos desenvolvidos em Uberlândia Celso Machado, jornalista e idealizador do projeto Uberlândia de Ontem e Sempre
10h O que é história de vida e sua importância Antônio Pereira da Silva, jornalista, escritor e historiador
11h Pesquisa e produção Dyego Póvoa, professor e produtor do documentário “A Condessa dos Pés Descalços”, sobre a vida de Nininha Rocha
Dia 9 de novembro
8h Costurando histórias e estruturação de roteiro Fernanda Torquato, jornalista, diretora do documentário “Entre curvas e retas
9h30 Entrevista Celso Machado e Adriana Sousa
10h30 Planejamento da atividade prática Adriana Sousa
Dia 11 de novembro
8h Entrevistas com ex-funcionários da Universidade Federal de Uberlândia Nomes a definir

 

 

 

 

Publicidade

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.