Hoje – dia 03 de outubro, o Minas Trend, uma das principais plataformas da Moda na América do Sul, abrirá em Belo Horizonte com o lançamento da obra “Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício”, uma publicação da Disal Editora. O título é uma verdadeira base de pesquisa sobre o significado das joias em um país como o nosso – rico em minérios, metais nobres e pedras preciosas – e sobre as pessoas que transformam esses materiais em arte. Um panorama em forma de linha do tempo, com o cuidado de mostrar todo o percurso, do garimpo à peça pronta.
Este trabalho é de autoria da publicitária, designer gráfica e fotógrafa Claudia Dayé, do jornalista Carlos Cornejo e da mestre e doutora em design Engracia M. Loureiro da Costa Llaberia. É direcionado a profissionais e estudantes em artes e joalheria, design, marketing e negócios, mercado de luxo, moda e consumo, e a todos que se interessam ou se dedicam à memória da cultura nacional.
São 288 páginas que falam do mercado, do ofício e da produção, ilustradas com fatos e personagens que ajudaram a desenhar o que é a joia brasileira. Histórias envolventes, surpreendentes e curiosas, estruturadas de maneira a homenagear profissionais e artistas e a despertar o interesse das novas gerações. “Reunir um material que ainda não foi coletado e organizado é como explorar um novo garimpo. É preciso procurar muito e em mais lugares. O maior desafio foi sintetizar tudo de forma a gerar algo conciso, compreensível, útil e agradável”, explica Claudia Dayé.
O conteúdo é muito claro e didático, dividido em cinco capítulos. O primeiro traz a base histórica, focando nas joalheiros, marcas e regiões, e vai do século XIX ao novo milênio. O seguinte traz a matéria-prima joalheira, dos primórdios da joalheria no Brasil, metais nobres, pedras preciosas e o cenário recente. Outro foco é a criação da joia, que fala do processo artesanal, do surgimento das escolas, do aprimoramento de antigas técnicas e das novas tecnologias. Há um espaço dedicado à arte, design e moda e, por último, uma parte de crônicas, com histórias de joalheiros como Daniel Sauer e Tobias Dryzun.
“Nosso trabalho buscou fazer um panorama do setor em todo o Brasil, e o polo de Minas Gerais está muito presente no livro, devido à sua riqueza no segmento de gemas e joias, desde os primórdios, nas explorações de pedras preciosas, na sua evolução na arte da lapidação, até o desenvolvimento de uma indústria e de um comércio forte, de ações pioneiras, resultando na produção de joias de vanguarda”, ressalta Claudia Dayé.
Serviço:
Lançamento “Joalheria no Brasil – história, mercado e ofício”
Data: 03/10 às 14h
Local: Minas Trend – Expo Minas – Belo Horizonte – MG
Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte – MG, 30510-000
Site: www.joalherianobrasil.com.br
Sobre a Disal Editora
Fundada em 2003 por Francisco Canato, Renato Guazzelli e José Bantim Duarte, a Disal Editora já superou a marca de 350 títulos publicados. A linha editorial se concentra nos livros de idiomas e de interesse geral. Mais informações em www.disaleditora.com.br