Você sabia que as abelhas são as grandes responsáveis pela polinização dos cafezais? Sem elas, suas manhãs não seriam mais as mesmas.
Um estudo divulgado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences é alarmante: as mudanças climáticas podem reduzir drasticamente a área destinada ao cultivo de café na América Latina até 2050, bem como diminuir a quantidade de espécies de abelhas nas plantações caso a temperatura do planeta supere o limite de 2º Celsius estabelecido pelo Acordo de Paris.
Com uma quantidade menor de abelhas, os cafezais que ainda estiverem em condições de produzir deverão apresentar uma quantidade menor de frutos por falta de polinização. A consequência é a redução do volume de grãos e do número de sacas por hectare, prejudicando o abastecimento da população.
Mas também existe uma boa notícia: há como compensar, em partes, a perda de produtividade dos cafezais. De acordo com o estudo, investir no aumento da variedade de espécies de abelhas e na conservação de florestas próximas aos cafezais é uma maneira de manter a polinização em alta.
Fonte: ABIC (http://abic.com.br/abelhas-podem-ajudar-a-proteger-o-cafe-dos-impactos-do-aquecimento/)
