O ano já começou com boas notícias. Um estudo identificou que o café pode ser considerado um antidepressivo poderoso para as mulheres. Experimentos feitos com a cafeína, já utilizada como estimulante do sistema nervoso central, mostraram que a substância é capaz de reduzir os sintomas da depressão caso o consumo ocorra regularmente.
A pesquisa foi feita durante 10 anos e comparou a realidade de mulheres que consumiam ao menos uma xícara de café por semana. Nesses casos, o risco relativo de depressão foi de 0,85%. Já para as mulheres que tomavam de 2 a 3 xícaras por semana, o risco foi de 0,80%.
O estudo levou em conta o comportamento e estilo de vida das participantes, coletando dados como peso, tabagismo, menopausa, terapia hormonal e condições médicas previamente diagnosticadas.
Resumindo, o estudo mostrou que a cafeína melhora o desempenho psicomotor, aumenta a concentração e a excitação, e também é responsável pelas sensações de bem-estar e energia.
Apesar de o estudo apontar que o café pode ser utilizado como um antidepressivo natural investigações adicionais são necessárias para determinar se o consumo habitual de cafeína pode contribuir para a prevenção ou o tratamento da depressão.
Fonte: ABIC (http://abic.com.br/cafe-e-um-antidepressivo-natural-para-as-mulheres/)
