‘A vida sorri para quem doa’. Este é o lema da Campanha de Doação de Sangue na Aciub, que já recebeu centenas de pessoas nas últimas duas edições. Para incentivar este ato de solidariedade a entidade receberá mais uma vez a equipe do Hemocentro para atender a população que deseja realizar a doação. A ação acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro (quinta e sexta-feira, respectivamente), das 7h30 às 11h30. Qualquer pessoa que atenda aos critérios poderá comparecer na sede da entidade e fazer a doação.
Esta será a 3ª edição da Campanha que é realizada em parceria com o Hemocentro de Uberlândia e o Salve Mais Um®. Para estar apto a fazer a doação, é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura. Além disso, a pessoa não poderá estar em jejum, por isso no dia da doação é preciso se alimentar bem.
Confira quem pode, ou não, ser doador:
Podem doar:
ü Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos;
ü Quem tem e está com boa saúde; ü Quem pesa acima de 50 kg; ü Quem dormiu bem na noite anterior à doação; ü Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Não pode doar:
ü Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época em que a pessoa tratou da hepatite A (IgM positiva); ü Quem teve exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis nos últimos doze meses; ü Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação; ü Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores à doação; ü Quem já usou alguma vez drogas injetáveis; ü Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado; ü Quem estiver grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses e após cesárea, seis (6) meses; ü Quem fez qualquer exame ou procedimento endoscópico nos últimos seis (6) meses; ü Quem fez cirurgia por laparoscopia nos últimos seis (6) meses; ü Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses; ü Quem fez tratamento dentário recente (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso); ü Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação após 12 meses da sua retirada.
O material utilizado para a coleta do sangue é descartável e não há risco de se contrair doenças. A cada nova doação, o candidato passa por uma triagem clínica para avaliação de suas condições de saúde e atendimento aos critérios exigidos.