A 22ª edição do Minas Trend foi aberta no Centro de Convenções Expominas, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira (16). Sob o tema “Nosso Lugar Somos Nós”, a feira de negócios, realizada pela pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), tem styling de Paulo Martinez e direção criativa de Pedro Lázaro. As 200 marcas expositoras levarão às passarelas o sertão mineiro até sexta-feira (20). A tradição e cultura local são as principais inspirações nesta temporada. Couros e tons terrosos unidos com a tendência de acessórios descombinados retrataram o Cerrado no desfile de abertura.
TONS CRUS E TERROSOS PREDOMINAM NA PASSARELA
Apesar de violeta ser a cor do ano, o marrom dominou o desfile do Minas Trend. Tons crus e terrorosos, apostas de make para o inverno, predominaram no look das modelos que levaram inspirações do sertão para a feira de negócios. Uma das modelos desfilou com ilustrações de casas do sertão estampada na roupa.
COURO DOMINA LOOKS DE DESFILE
Nada mais característico do sertão do que o couro. E o material não foi esquecido no evento. O artefato foi utilizado em chapéus, bolsas, acessórios, vestidos, dentre outros. O item ainda foi tema da exposição “Couro: O Sustentável Luxo da Moda” no Centro de Convenções. Celso Afonso, presidente do Sindibolsas/MG, disse que a intenção é destacar o couro para reforçar o produto brasileiro e a posição do Minas Trend como lançador de moda de segmento de luxo no país: “Sem dúvida, será uma oportunidade única para ampliar a visibilidade do setor de calçados e bolsas junto ao qualificado e exigente lojista que visita a semana de moda mineira, surpreendendo-o com produtos altamente competitivos e que conquistam o consumidor pelo arrojo e inovação”.
DIRETOR CRIATIVO EXPLICA REFERÊNCIA: ‘BUSCAR ELEMENTOS COM VALOR E CONTEÚDO’
O diretor criativo explicou a referência para o desfile: “Fugimos dos estereótipos instantâneos da cultura local, buscando elementos com valor e conteúdos a serem explorados”. Para o arquiteto, o sertão mineiro foi o pontapé para a “a manifestação do presente como perspectiva para o futuro”. A sustentabilidade dos habitantes da região foi aplicada na passarela: “Essas pessoas desenvolveram uma relação afetiva com o meio ambiente, com o espaço onde vivem, e são capazes de entender que fazem parte, mas não dominam esse lugar. O tema ‘Nosso Lugar Somos Nós’ não é um alerta, mas sim uma abordagem poética sobre a necessidade do retorno dessa relação espontânea e interativa com a natureza”.
(Por Tatiana Mariano)