Uma das bebidas mais consumidas e presentes nos lares, o café tem grande relevância na rotina dos brasileiros. E não é de hoje: o grão foi o principal produto de exportação do Brasil ao longo dos séculos XIX e XX. Hoje, além de nosso país figurar na lista de maiores produtores e exportadores de café no mundo, também está ganhando uma nova área: o turismo cafeeiro.
Com o crescimento nas vendas de grãos especiais, diversas regiões produtoras estão criando suas rotas turísticas, cujo objetivo é abordar o contexto histórico do café, bem como permitir a degustação da bebida, que por vezes são bastante sofisticadas. Que tal aproveitar os feriados que estão por vir e programar uma viagem a um desses destinos?
– Sul de Minas Gerais: repletas de cafezais, as cidades de Carmo de Minas e São Lourenço contam com condições climáticas e altitudes ideais para a plantação de grãos de alta qualidade. O tour conta com caminhada pelos cafezais e passa por mirante, onde é possível apreciar a bela paisagem, que fica ainda mais bonita entre dezembro e fevereiro e junho a agosto.
– Norte do Paraná: a rota do café no estado passa por nove municípios e conta com cerca de 30 pontos de parada, com museus e fazendas históricas com gastronomia especializada em café.
– Santos (SP): é no litoral paulista que 85% dos grãos produzidos em nosso país são exportados. Além das tradicionais ruas com empresas de exportação de café e locais históricos para o setor, é possível visitar o Museu do Café, a casa de torrefação Rei do Café e a Estação Valongo, a primeira do estado de SP dedicada ao transporte do grão.
Fonte: ABIC (http://abic.com.br/conheca-tres-rotas-imperdiveis-para-os-amantes-do-cafe/) | Trivago (http://magazine.trivago.com.br/calor-ou-frio-ferias-julho/)